A Câmara Municipal de Lisboa (CML) promove cerimónia de homenagem a Luís de Camões, no Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, no dia 10 de junho. A iniciativa da CML é no âmbito das comemorações municipais do V Centenário do nascimento do poeta maior da língua portuguesa.
No dia 10 de junho, às 18h00, é descerrada uma placa evocativa do V Centenário na base do monumento ao poeta, na Praça Luís de Camões, uma cerimónia oficial que conta com a presença do presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas.
Às 19h00, no Miradouro de Santa Catarina tem lugar o espetáculo Tributo a Luís de Camões através do fado com a voz de Joana Almeida, acompanhada por Sebastião Pereira, Bernardo Saldanha e Francisco Gaspar, tendo como pano de fundo o Rio Tejo. Inspirado num EP, onde a fadista portuguesa Amália Rodrigues deu voz a três poemas de Luís de Camões, musicados por Alain Oulman, este espetáculo apresenta fados compostos para a lírica do poeta à sombra do Adamastor. A entrada é livre.
Ao longos dos meses de maio e junho, a CML têm promovido várias as iniciativas culturais para assinalar os quinhentos anos do nascimento de Luís de Camões, com um programa que incluiu exposições, música, percursos e oficinas.