Quando uma pessoa escolhe um smartphone está também a fornecer outras informações importantes sobre a sua personalidade. Esta é uma das conclusões de um estudo de investigação da School of Psychology, University of Lincoln. O estudo foi apresentado na Conferência Anual da Sociedade de Psicologia Britânica, em Cardiff.
Heather Shaw é um dos investigadores da University of Lincoln que, em conjunto com investigadores da Lancaster University, conduziram dois estudos sobre diferenças de personalidade entre utilizadores de smartphones iPhone e smartphones Android.
No primeiro estudo, os investigadores pediram a 240 participantes que preenchessem um questionário sobre as características que associam aos utilizadores de cada marca de smartphones. No segundo estudo, os investigadores testaram os estereótipos com os traços de personalidade reais de 530 utilizadores de Android e iPhone.
Os resultados do primeiro estudo mostraram que os utilizadores de Android possuem maiores níveis de honestidade e humildade, e traços de personalidade aberta e de afabilidade, mas são vistos como menos extrovertidos que os utilizadores de iPhone.
Os resultados do segundo estudo mostraram que a maioria dos estereótipos de personalidade não ocorreu, na realidade, já que apenas a honestidade e a humildade foram encontradas em maior quantidade dentro utilizadores de smartphones Android.
Os investigadores constataram que a probabilidade de uma mulher possuir um iPhone é duas vezes superior às que possuem um Android. Ao medir as características que descrevem as pessoas que gostam de ter os mesmos produtos que os outros, os utilizadores de smartphones Android evitam semelhanças, mais do que os usuários do iPhone. Por sua vez, os utilizadores de iPhone pensam que são mais importantes, que possuem um status mais elevado do que os utilizadores do Android.