O MinhoMD é o novo plano de estudos da Escola de Medicina da Universidade do Minho (UMinho) a ter inicio no próximo ano letivo que se inicia em outubro de 2020. Este plano inovador e único em Portugal vai formar os médicos de 2030. Um plano que UMinho indica estar “alinhado com a visão de ensino da medicina de instituições mundiais de topo”.
“A prática da medicina está a mudar rapidamente e o ensino médico tem de acompanhar essa mudança. Esta transformação curricular resulta de uma reflexão profunda realizada nos últimos três anos sobre como vão ser os médicos em 2030 e quais serão as necessidades do sistema de saúde nessa altura, afirmou Nuno Sousa, Presidente da Escola de Medicina da UMinho.
O responsável académico acrescentou: “Envolvemos docentes, alunos e ex-alunos, pacientes, gestores de instituições de saúde, médicos e outros profissionais de saúde com o objetivo de criar um plano para formar médicos versáteis, multidisciplinares, dotados de elevada capacidade de raciocínio, excelentes comunicadores e com grandes capacidades humanas”.
Com métodos de ensino inovadores, a Escola de Medicina da Universidade do Minho criou um currículo mais diversificado e que permitirá aos seus estudantes terem mais autonomia na escolha do seu percurso.
“O Minho MD é altamente focado no estudante e permite aos alunos explorarem e desenvolverem todos os seus interesses e potencial. Os estudantes são responsáveis pela definição do seu próprio currículo, desenhando o seu percurso através de unidades opcionais (que constituem cerca de 20% do total), incluindo a possibilidade de frequentar unidades curriculares em áreas diversas, como a economia, a gestão ou a investigação biomédica, ou de participar em iniciativas de voluntariado, ou ERASMUS+”, explicou João Araújo Cerqueira, Diretor do Curso.
A UMinho reforçou que além da flexibilidade e liberdade de cada aluno na definição do seu percurso, cada estudante terá, no curso, um ano inteiro opcional que pode ser utilizado para construir conhecimento noutras áreas (mesmo que não se relacionem com Medicina ou Saúde diretamente) e ganhar novas experiências e competências.
Os estudantes vão, no curso, antecipar o contacto com a clínica (hospitais, centros de saúde) desde a entrada no curso, já que, os estágios clínicos iniciam-se no primeiro ano.
“Em vez de memorizar doenças (sinais e sintomas, meios de diagnóstico, tratamento e gestão do doente) e depois perceber se se enquadram nos sintomas do doente, o aluno aprende a pensar a partir daquilo que as pessoas transmitem numa consulta ou urgência, por exemplo, referiu João Araújo Cerqueira.
O académico acrescentou: “O raciocínio parte da queixa do doente e, a partir daí, o estudante deve chegar ao diagnóstico e ao tratamento – exatamente como os doentes que procuram auxílio nas unidades de saúde. Além de ser muito mais relevante para a prática médica futura, é também de referir que esta abordagem é muito mais próxima do modo como é realizado atualmente o exame de acesso às especialidades médicas”.
João Araújo Cerqueira concluiu “A característica desta escola médica é que mudamos, e mudamos porque, se ficarmos na mesma, não acompanhamos as necessidades das pessoas e a nossa missão é servir as pessoas”.