Estimativas indicam haver em Portugal mais de 8.000 doentes com diagnóstico confirmado de Esclerose Múltipla (EM) e 2,8 milhões em todo o mundo. Pacientes que vivem num permanente desafio.
Graças aos avanços na ciência o desafio a que diariamente estão sujeitos os pacientes pode ser superado se houver um diagnóstico precoce e um tratamento adequado.
No âmbito do Dia Mundial da Esclerose Múltipla, que se assinala a 30 de maio, a Associação Nacional de Esclerose Múltipla (ANEM), o Grupo de Estudos de Esclerose Múltipla (GEEM), a Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla (SPEM), a Associação Todos com a Esclerose Múltipla (TEM) e com o apoio da Merck lançam campanha “A vida segue EM frente”.
Com uma prevalência de 50 casos por cada 100 mil habitantes, a EM é uma doença inflamatória crónica e degenerativa, uma das mais comuns do sistema nervoso central e a principal causa de incapacidade neurológica nos adultos jovens. Uma doença que incapacita, que desmoraliza, que isola.
“A maioria das pessoas são diagnosticadas entre os 20 e os 40 anos, quando estão a fazer planos para as suas vidas, a pensar em comprar casa, em progredir nas suas carreiras, em ter filhos…”, referem os representantes da ANEM, SPEM e TEM. “Mas apesar de mudar vidas, a EM não tem de impedir que sejam vividas. E é isso que queremos transmitir com esta campanha”, acrescentam os representantes.
A mensagem é só uma: ‘A vida segue EM frente’. E é assim para o homem que sonha correr a maratona e que treina todos os dias para o conseguir, ou para a mulher a quem a doença não impediu de concretizar o sonho de ter um filho, exemplos partilhados, em forma de vídeo, que ilustram os avanços na medicina que permitem que aqueles com o diagnóstico possam continuar o seu caminho.
“Os avanços têm sido muitos, mas é preciso continuar a chamar a atenção para a doença, uma vez que a EM nem sempre é fácil de diagnosticar. Uma vez que os sintomas são comuns a outras doenças (alterações na sensibilidade, visuais e motoras, fadiga, dor, etc) há casos em que se leva muito tempo até chegar ao diagnóstico. O que significa também uma demora em relação ao início do tratamento e um pior prognóstico”, reforça João Cerqueira, presidente do GEEM.
Para Pedro Moura, Diretor-Geral da Merck Portugal, “alertar e sensibilizar, mas ao mesmo tempo transmitir uma mensagem positiva, é o grande objetivo desta campanha, que conta com o apoio da Merck. Porque somos ‘As One for Patients’, é ao lado dos doentes que sempre temos e queremos continuar a estar, ao longo dos mais de 20 anos de experiência que a companhia tem no tratamento da EM”.