A equipa portuguesa, formada por 13 alunos, entre os 11 e 19 anos, acompanhada por 6 professores, tornou-se campeã do mundo em 3 das ligas em competição, futebol robótico, busca e salvamento, e ainda na categoria ‘On Stage‘, referente a projetos mais criativos
Os elementos da equipa campeã fazem parte do Clube de Robótica do Agrupamento de Escolas de São Gonçalo, em Torres Vedras, e mostraram no Campeonato do Mundo de Robótica, ROBOCUP2017, que decorreu entre 25 e 31 de julho, em Nagoia, Japão, o excelente trabalho que têm vindo a desenvolver.
O Clube de Robótica do Agrupamento de Escolas de São Gonçalo tem vindo a participar em várias competições nacionais e no ROBOCUP desde 2007, tendo vindo ao longo do tempo a adquirir experiência e excelentes classificações.
Em Comunicado o Ministério da Educação (ME) felicita “o trabalho desenvolvido pelos professores, coordenados pelo Professor Jaime Rei, e pelos alunos, no desenvolvimento do interesse dos jovens pela Ciência e Tecnologia, com destaque para as áreas da computação, eletrónica e mecânica”.
Um trabalho que, indica o ME, promove “a interação entre as áreas disciplinares da física, matemática, informática, mecânica, línguas estrangeiras, entre outras. Mas acima de tudo promove o espírito científico e a criatividade dos alunos, tornando-os agentes ativos da formação do conhecimento.”