A Rede de Associações de Consultores no Espaço de Língua Portuguesa é criada formalmente no Porto, durante o seminário de balanço do “Projeto Engenharia e Arquitetura no Mundo” a decorrer no dia 18 de outubro.
A Associação Portuguesa de Projetistas e Consultores (APPC) tem vindo a incentivar a criação de uma rede de Associações com representantes de Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste, com o objetivo de potenciar a partilha de experiências e desenvolver o espírito de parceria.
Durante o seminário que decorre no Porto na Fundação Dr. António Cupertino de Miranda sobre o balanço do “Projeto Engenharia e Arquitetura no Mundo” é assinado um acordo para a criação da Rede de Associações de Consultores no Espaço de Língua Portuguesa.
O encontro vai permitir que os representantes dos países integrantes no projeto façam a sinopse dos seus mercados, bem como o ponto de situação da implementação do projeto nos seus países. “O evento contará igualmente com a apresentação do estudo de mercado sobre o mercado mexicano, bem como das fichas dos mercados argentino, colombiano, marroquino e peruano”.
“O mundo lusófono da consultoria de engenharia, arquitetura e ambiente vai estar, pela primeira vez, junto, numa rede que servirá para que as empresas destes sete mercados possam aprender umas com as outras, ajudando-as a evoluir e sobretudo para que, em conjunto, possam detetar oportunidades de crescimento” afirmou Jorge Meneses, presidente da APPC, citado em comunicado.
Jorge Meneses acrescentou: “Este era um sonho antigo que agora se cumpre com a criação da rede e de uma plataforma eletrónica própria que servirá para a partilha de conhecimento e de informações relevantes”.
Cofinanciado no âmbito do Compete 2020, implementado pela Associação Portuguesa de Projetistas e Consultores (APPC) o projeto tem como objetivo apoiar a internacionalização do setor empresarial da consultoria de engenharia, arquitetura e ambiente, através da capacitação das pequenas e médias empresas (PME), para aumentar as exportações de serviços e, simultaneamente, aumentar a notoriedade do setor no exterior.