A embarcação de pesca “Parma”, com 10 tripulantes a bordo, sem comunicações desde a noite de ontem, estava a preocupar os familiares e as autoridades marítimas e aéreas que envolveram diversos meios na procura da embarcação.
Cerca das 19h00, a embarcação foi detetada pela aeronave C-295 da Força Aérea Portuguesa. Através de rádio portátil de curto alcance, foi contactada a tripulação, que informou estar bem mas que o navio encontra-se incontactável devido ao mastro de comunicações ter partido. Todos os 10 tripulantes a bordo encontram-se em segurança e bem de saúde.
A Marinha indicou que a embarcação “Parma” encontra-se atualmente a navegar a 168 milhas, ou seja, 311 quilómetros, a Oeste de Peniche rumo ao Porto local, onde se prevê que chegue nas próximas 24 horas. A embarcação vai ser acompanhada pelo navio de pesca, “Avô Vianez”.
Nas operações de busca, coordenadas pela Marinha através do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento de Ponta Delgada, em articulação com o de Lisboa, participaram os navios da Marinha NRP Viana do Castelo e NRP António Enes, duas aeronaves C-295 da Força Aérea Portuguesa, três navios mercantes e também quatro embarcações de pesca que navegavam na área.
O navio de pesca “Parma” tem pavilhão português, com registo no porto da Horta e opera desde Peniche.