Em Gaza já foram mortos mais de 39.600 palestinianos e há 10 mil desaparecidos

Em Gaza já foram mortos mais de 39.600 palestinianos e há 10 mil desaparecidos
Em Gaza já foram mortos mais de 39.600 palestinianos e há 10 mil desaparecidos. Foto: © OMS

Dados do Ministério da Saúde em Gaza indicam que, entre as tardes de 1 a 5 de agosto de 2024, foram mortos na Faixa de Gaza, devido aos contínuos bombardeamentos israelitas e a incursões terrestre das forças israelitas, mais 143 palestinianos e que mais 341 foram feridos.

Assim, entre 7 de outubro de 2023 e 5 de agosto de 2024, na Faixa da Gaza, foram mortos pelo menos 39.623 palestinianos e 91.469 foram feridos. Além disso, de acordo com o Gabinete de comunicação do Governo de Gaza e a Defesa Civil Palestiniana, há cerca de 10.000 pessoas desaparecidas ou sob os escombros dos edifícios em Gaza.

Em 3 e 4 de agosto, três escolas que abrigavam milhares de palestinianos deslocados foram atingidas na cidade de Gaza, causando várias mortes e danos. Em 3 de agosto, 17 palestinianos, incluindo crianças e mulheres, foram mortos e dezenas de outros ficaram feridos quando a escola pública de Hamama foi atingida no bairro de Sheikh Radwan na cidade de Gaza, indicou Defesa Civil Palestiniana.

Além disso, em 4 de agosto, pelo menos 30 palestinianos foram mortos quando duas outras escolas, An Nasser e Hasan Salama, foram atingidas no bairro de Nasser, indicou Defesa Civil Palestiniana, que também declarou que 16 pessoas estavam desaparecidas sob os escombros da escola de Nasser às 19h00 com base nos depoimentos das famílias. Após esses eventos, o Gabinete de comunicação do Governo de Gaza relatou que as forças israelitas tinham, até à data, atacado 172 abrigos que acolhiam dezenas de milhares de palestinianos deslocados, incluindo 152 escolas públicas e das Nações Unidas, onde mais de 1.040 pessoas foram mortas.

Entre outros incidentes mortais relatados entre 2 e 4 de agosto estão os seguintes:

Em 2 de agosto, por volta das 15h00, seis palestinianos foram mortos quando um grupo de pessoas foi atingido em Tal El Hawa, ao sul da cidade de Gaza.

Em 2 de agosto, por volta das 20h30, cinco palestinianos, incluindo três crianças, uma mulher e um homem mais velho, foram mortos e outros quatro ficaram feridos quando um prédio residencial foi atingido na área de As Sabra, na cidade de Gaza.

Em 3 de agosto, por volta das 3h00, oito palestinianos, incluindo um número não identificado de mulheres e crianças, foram mortos e outros ficaram feridos quando uma casa foi atingida na área de Al Fakhura, no campo de refugiados de Jabalya, no norte de Gaza.

Em 4 de agosto, por volta das 2h10, cinco palestinianos foram mortos e outros 15 ficaram feridos quando duas tendas foram atingidas no Hospital Al Aqsa, em Deir al Balah.