“Em Busca do Museu Desconhecido” é a nova série da RTP que começa a ser emitida no dia 11 de novembro na RTP 3. A nova série documental da autoria das jornalistas Margarida Metello e Sofia Leite é uma parceria com a Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) para dar a conhecer instituições integradas na Rede Portuguesa de Museus.
Nesta primeira temporada de “Em Busca do Museu Desconhecido”, com emissão semanal, vai mostrar 17 instituições das 156 que integram a Rede Portuguesa de Museus (RPM). Uma rede que agrega instituições museológicas com diferentes tutelas.
“Em Busca do Museu Desconhecido” vai percorrer o mosaico do património português que os museus representam, desde a Arqueologia, Artes Plásticas, Etnografia e História ao Património Industrial e Imaterial. Memórias de saberes e indústrias desaparecidas a descobrir do norte ao sul do Continente e nas Regiões Autónomas.
Esta parceria entre a DGPC e a RTP surge no mesmo ano em que é reativado o programa ProMuseus, que se destina a todas as entidades da RPM e concede financiamento através de concurso. Os objetivos são qualificar e preservar o património cultural, e melhorar a prestação de serviços ao público.
A DGPC, através do Departamento de Museus, Conservação e Credenciação (DMCC) e da Divisão de Museus e Credenciação (DMC) tem a missão da articulação e apoio à Rede Portuguesa de Museus, para a cooperação entre eles, incentivando a transversalidade de iniciativas e da comunicação e apoiando a formação, a informação / divulgação e a qualificação destes museus. A DGPC é ainda responsável pela credenciação de museus que pretendam vir a integrar a Rede.
As instituições da Rede Portuguesa de Museus que participam na primeira temporada desta série documental são:
■ Museu da Luz, na Aldeia da Luz, Évora;
■ Casa de Camilo, em Famalicão, Braga;
■ Museu de Lanifícios, na Covilhã, Castelo Branco;
■ Casa Colombo – Museu do Porto Santo, no Porto Santo, Madeira;
■ Museu da Música Portuguesa, em Cascais, Lisboa;
■ Museu de Tavira – Núcleo islâmico e Bairro Almóada, em Tavira, Faro;
■ Museu Fundação Cupertino de Miranda, em Famalicão, Braga;
■ Ecomuseu do Barroso – Montalegre e Boticas, Vila Real;
■ Casa do Arcano – Museu da Ribeira Grande, na Ribeira Grande, São Miguel, Açores;
■ Museu do Centro Hospitalar do Porto, no Porto;
■ Museu da Casa Grande, em Freixo de Numão, Guarda;
■ Museu Militar de Elvas, em Elvas, Portalegre;
■ Museu do Papel de Terras de Santa Maria, em Santa Maria da Feira, Aveiro;
■ Museu de Arte Sacra do Funchal, no Funchal, Madeira;
■ Museu de Arte Pré-histórica e do SagradoMuse no Vale do Tejo, em Mação, Santarém;
■ Museu Geológico, em Lisboa;
■ Espaço-Museu e Villa Romana do Rabaçal, no Rabaçal, Coimbra.