A composição do novo Parlamento Europeu, com base nos resultados finais e provisórios de 27 países e dados pré-eleitorais para um país mostra que o grupo político PPE é com maior número de assentos, 186 dos 720 no total.
As eleições para o Parlamento Europeu que decorreram de 6 a 9 de junho tiveram uma participação de 50,8 % em toda a União Europeia.
A projeção baseia-se em:
■ resultados finais de 12 Estados-Membros da UE: Alemanha, Bélgica, Chéquia, Chipre, Croácia, Eslováquia, França, Grécia, Lituânia, Luxemburgo, Malta e Polónia.
■ resultados provisórios de 14 países: Áustria, Bulgária, Dinamarca, Espanha, Eslovénia, Estónia, Finlândia, Hungria, Itália, Letónia, Países Baixos, Portugal, Roménia e Suécia.
■ dados pré-eleitorais relativos à Irlanda.
As projeções da composição do Parlamento têm por base a estrutura do Parlamento cessante e dos seus grupos políticos, sem prejuízo da composição do próximo Parlamento na sua sessão constitutiva.
Todos os partidos nacionais sem uma filiação oficial e que não fazem parte dos “não-inscritos” no atual Parlamento são colocados na categoria denominada “Outros”, independentemente da sua orientação política.