Em 2017, o Produto Interno Bruto (PIB) cresceu 2,7%, mais 1,2 pontos percentuais (p.p.) que o verificado no ano anterior, que no entender do Ministério das Finanças (MF) reflete “uma significativa aceleração da atividade económica com destaque para o investimento.”
A economia portuguesa cresce pelo décimo quinto trimestre consecutivo, mas agora num contexto de maior equilíbrio das contas públicas e das contas externas, referiu o MF.
Os dados indicam que o crescimento económico, face ao trimestre anterior, foi de 0,7%, uma aceleração que se traduziu em 0,2 p.p. e é marcada por um “contributo vigoroso das exportações de bens e serviços.”
O crescimento económico está desta forma “ligeiramente acima do previsto pelo Governo no Orçamento do Estado de 2018”, e corrobora “a solidez dos cenários macroeconómicos subjacentes às projeções orçamentais.”
Para o MF “o crescimento robusto do PIB acompanha uma evolução sólida do mercado de trabalho. Com mais 161 mil empregos e menos 121 mil desempregados do que em 2016, a taxa de desemprego caiu para os 8,1%.
Um crescimento que o Governo indica ser “socialmente mais equitativo, assente na criação de emprego e numa gestão criteriosa das contas.”