O Produto Interno Bruto (PIB) cresceu 2,8% no primeiro trimestre de 2017 em comparação com o período homólogo. Em relação ao trimestre anterior, o crescimento foi de 1%, indicou o INE.
Este crescimento homólogo iguala o valor mais elevado desde o ano 2000, e “ocorre num contexto onde o défice das contas públicas atingiu o valor mais baixo da democracia, tendência que se mantém no primeiro trimestre de 2017”, refere o Ministério das Finanças (MF).
Os dados publicados pelo INE indicam que o crescimento da economia está fundamentalmente associado a um maior dinamismo das exportações e do investimento, “atestando a natureza sustentável e equilibrada do atual padrão de crescimento da economia portuguesa.”
Para o MF “estes dados superam as expectativas traçadas pelo Governo no Orçamento do Estado para 2017 e no Programa de Estabilidade 2017-2021, reafirmando a solidez dos cenários macroeconómicos subjacentes a estes documentos.”
“O Governo irá continuar a trabalhar para estimular o crescimento económico inclusivo, com criação de emprego, coesão social e consolidação sustentável das contas públicas que permita a convergência com a Europa”, refere comunicado do MF.