Na atual situação de pandemia da COVID-19 qualquer sintoma do sistema respiratório pode-nos levar a temer estar infetado com o novo coronavírus. Uma alergia apresenta alguns sintomas que podem ser confundidos com a COVID-19. Um especialista explica as diferenças.
Como é que sabe se a congestão nasal e os espirros que está a enfrentar são alergias própria da primavera ou são sintomas da COVID-19? Um especialista em doenças pulmonares dá algumas explicações que podem ajudar.
“Se tem febre, não são alergias”, referiu Russell Traister, especialista de doenças pulmonares, alergias e doenças imunológicas na Wake Forest Baptist Health, um centro médico académico localizado em Winston-Salem, na Carolina do Norte, EUA. “Além disso, se tomar um anti-histamínico e melhorar os sintomas, é provável que seja uma alergia e não devido a um vírus”.
Sintomas de alergia:
■ Comichão, olhos e nariz e olhos lacrimejantes
■ Congestão ou entupimento nasal
■ Sem tosse, a menos que também tenha asma
Sintomas de COVID-19:
■ Febre
■ Tosse seca
■ Falta de ar
“Os adultos com mais de 50 anos e nunca experimentaram alergias sazonais provavelmente não as vão desenvolver agora”, referiu Russell Traister, e acrescentou: “Se é sensível ao pólen das árvores, então ficar dentro de casa e manter as janelas fechadas pode ajudar a minimizar os sintomas”.