Os eleitores dos Países Baixos deram, no dia 6 de junho, o arranque nas eleições europeias com a ida às urnas para eleger os seus eurodeputados ao Parlamento Europeu. Ontem, dia 7 de junho, foi a vez dos irlandeses e os checos irem às urnas, com os restantes países da Europa a fazerem-no durante o fim-de-semana. No entanto, em vários países foi possível votar antecipadamente, na Estónia, os eleitores pode votar online desde segunda-feira.
No total, cerca de 360 milhões de europeus são chamados às urnas para eleger os 720 deputados do próximo Parlamento Europeu.
Dois milhões de jovens de 16 e 17 anos poderão votar pela primeira vez. Na Bélgica, Alemanha, Malta e Áustria a idade de voto é aos 16 anos e na Grécia aos 17 anos. Em todos os outros países, é aos 18 anos.
De acordo com o Parlamento Europeu as estimativas de votos serão disponibilizadas das 19h15 às 19h30, hora em Portugal e os resultados provisórios das eleições estarão disponíveis das 22h15 às 22h30 e serão atualizados em tempo real no sítio Web dos resultados das eleições europeias.