A Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular (APIC) criou um Núcleo de Ligação ao Doente Valvular. Para a APIC, a iniciativa tem como objetivos consciencializar para a doença valvular cardíaca e oferecer um apoio mais próximo aos doentes valvulares cardíacos.
“A doença valvular cardíaca, como o nome indica, é uma doença que afeta as válvulas, que constituem o coração, responsáveis por regular o fluxo sanguíneo neste órgão. Este Núcleo surge, assim, como um espaço de escuta atenta e partilha de conhecimentos sobre a doença valvular cardíaca”, explicou Rita Calé Theotónio, presidente da APIC, citada em comunicado.
A presidente da APIC acrescentou: “Estava em falta uma linha de comunicação personalizada de proximidade aos doentes valvulares cardíacos. Neste sentido, e por acreditarmos que o conhecimento é uma ferramenta poderosa na promoção da saúde cardiovascular, a APIC avançou com a criação desta iniciativa com o objetivo de fornecer informação rigorosa e atualizada, num formato acessível e relevante para o dia-a-dia dos doentes valvulares cardíacos”.
“Além de uma comunicação mais direta e específica, o Núcleo de Ligação ao Doente Valvular irá desenvolver ações de esclarecimento e webinares com profissionais de saúde especializados, promovendo encontros de doentes para partilha de experiências. Queremos que as pessoas estejam atentas às formas de prevenção desta doença e que compreendam que, com conhecimento e apoio, é possível construir um estilo de vida seguro, saudável e equilibrado”, concluiu Rita Calé Theotónio.
A APIC indicou que o Núcleo de Ligação ao Doente Valvular será coordenado por um cardiologista de intervenção e três representantes dos doentes valvulares cardíacos.
Para este núcleo, a adesão é exclusiva a doentes valvulares cardíacos, sendo necessário o preenchimento de um formulário.