
O cancro da bexiga tem uma taxa de cura de mais de 90%, quando detetado precocemente, no entanto também apresenta uma alta taxa de recorrência de 70%, o que leva a ser necessitário uma permanente vigilância. Por outro lado, a deteção tardia do cancro requer geralmente intervenções cirurgias importantes, como a remoção da bexiga seguida de implante de bexiga artificial ou o uso de uma bolsa de urina, reduzindo significativamente a qualidade de vida do paciente.
Para o diagnóstico, os atuais kits de teste de urina possuem baixa sensibilidade, e o recurso a cistoscopia, que envolve a inserção de um cateter na uretra para exame interno da bexiga, é dolorosa e onerosa. Para uma deteção precoce do cancro é urgente uma tecnologia de diagnóstico simples, mas precisa.
Uma equipa de investigadores, liderada por Youngdo Jeong do Center for Advanced Biomolecular Recognition do Korea Institute of Science and Technology, em colaboração com uma equipa de Seok-Ho Kang, do Departamento de Urologia da Korea University College of Medicine, desenvolveu um kit de diagnóstico para cancro da bexiga baseado em urina e que pode ser convenientemente usado em casa. O kit pode detetar com precisão doen sem qualquer pré-processamento de amostras de urina.
A equipa de investigação projetou um kit de diagnóstico inovador utilizando o princípio de camadas de água e óleo para detetar biomarcadores de cancro da bexiga. A deteção de biomarcadores na urina tem sido desafiadora devido à baixa concentração de biomarcadores e à interferência de impurezas como hematúria. O kit recém-desenvolvido supera esses problemas empregando um mecanismo em que uma película ligada ao biomarcador é quebrada, liberando um portador de sinal flutuante que se move para a camada de óleo e emite um sinal detetável. Este design evita a interferência de impurezas como hematúria e amplifica o sinal, permitindo a deteção precisa do biomarcador.
Em ensaios clínicos do kit foram conduzidos com 80 pacientes e 25 indivíduos saudáveis no Departamento de Urologia da Universidade da Coreia usando uma metodologia duplo-cega. O Kit de diagnóstico atingiu uma sensibilidade de 88,8%. Esta é uma melhoria significativa em comparação com a sensibilidade de meros 20% dos testes comerciais existentes.
Notavelmente, enquanto os métodos convencionais são quase incapazes de diagnosticar cancro da bexiga em estágio inicial, o novo kit deteta com precisão até mesmo casos em estágio inicial.
O kit de diagnóstico oferece uma abordagem revolucionária para a deteção precoce do cancro da bexiga por meio de testes de urina simples e não invasivos. Os investigadores esperam que o Kit reduza a necessidade de cistoscopia desnecessária, melhore as taxas de sobrevivência por meio da deteção precoce e melhore a qualidade de vida dos pacientes. Com base nesses resultados, a equipa de investigação tem como objetivo desenvolver produtos abrangentes e fácil aplicação em casa, para uso em massa e rápido em centros de exames médicos.
Para Youngdo Jeong “este estudo demonstra o potencial para o diagnóstico precoce do cancro da bexiga usando um kit de diagnóstico simples, reduzindo a necessidade de cistoscopias desnecessárias.” O professor Seok-Ho Kang da Korea University acrescentou: “Esta investigação, resultado de estudos translacionais entre o Korea Institute of Science and Technology e a Korea University, abre caminho para tecnologias de diagnóstico precoce para várias doenças além do cancro da bexiga.”
Notavelmente, Youngdo Jeong e Seok Ho Kang, em colaboração com Dong Jin Lee do Korea Institute of Machinery & Materials, planeiam estabelecer uma startup, a “FloatBioscience”, com foco na comercialização deste kit de diagnóstico de cancro da bexiga, que permite uma produção uniforme e em massa.