Para assinalar o Dia Mundial da Doença Inflamatória do Intestino, dia 19 de maio, e sensibilizar a população para os problemas de mais de 20 mil portugueses que sofrem de doença de Crohn e de colite ulcerosa, a APDI – Associação Portuguesa da Doença Inflamatória do Intestino organiza no Largo do Intendente, em Lisboa, a partir das 15h00, com um concerto que conta com Nuno Rosário, cantor da banda Grovelanders; Pedro Fonseca, cantor do trio de soul, La Crême e ainda a banda Sugiru, que criou o hino da APDI, e a DJ Sara.
A iniciativa promete uma tarde de diversão, com a presença de bandas, artistas e DJ, e momento, também para receber informação sobre as patologias com a presença, no local, da equipa da APDI.
Para Ana Sampaio, presidente da APDI, “é fundamental alertar o público em geral para o que é viver com estas doenças. São doenças invisíveis, mas que pretendemos tonar visíveis à sociedade” e para isso desafia a população a adquirir mais informação sobre as doenças, e a fazer parte da Associação que este ano comemora 25 anos de existência.
Em 2019 a APDI desafiou também as Câmaras Municipais do país para que iluminassem os seus monumentos mais representativos de roxo, que é a cor das patologias. Assim, as Câmaras Municipais vão iluminar de roxo, na noite de 19 de maio, os seguintes monumentos:
■ Lisboa – Estatua de D. José I, no Terreiro do Paço;
■ Coimbra – Edifício da Câmara Municipal;
■ Braga – Arcadas;
■ Faro – Edifício dos Paços do Município;
■ Bragança – Castelo de Bragança;
■ Funchal – Edifício Principal da Câmara;
■ Ponta Delgada – Arcadas Nascente e Poente da emblemática Praça Gonçalo Velho Cabral;
■ Angra do Heroísmo – Edifício dos Paços do Concelho;
■ Leiria – Castelo de Leiria;
■ Viana do Castelo – Museu do Traje.
A Junta de Freguesia de Arroios, através da presidente Margarida Martins, aceitou de imediato a ideia da APDI da realização de um concerto de sensibilização para a saúde, contribuindo desta forma para combater a iliteracia em saúde da população.
A Doença Inflamatória do Intestino (DII) engloba duas patologias, que se manifestam frequentemente entre os 15 e os 30 anos mas podem surgir em qualquer idade, sobretudo a partir da primeira década de vida:
■ Doença de Crohn, que se caracteriza por uma inflamação crónica que pode afetar qualquer segmento do tubo digestivo, comprometendo, mais frequentemente, o intestino delgado no seu segmento terminal (íleo);
■ Colite Ulcerosa, doença crónica que afeta a camada interna (mucosa) que reveste o intestino grosso ou cólon, deixando-a inflamada e com pequenas feridas na superfície (úlceras) que podem sangrar.
A diarreia, dor abdominal, fadiga, febre, emagrecimento e sangue nas fezes são os sinais e sintomas mais frequentes destas patologias.