O amor está no ar, mas será que os consumidores colocam as marcas no centro do Dia dos Namorados? A resposta é dada por um estudo da Elite com base no Instagram e no Twitter e, através da plataforma Buzzmonitor – serviço que permite a personalização de toda a informação, graças a inteligência artificial e do machine learning.
O estudo reuniu todos os comentários e publicações feitos por marcas e consumidores com os termos “Dia dos Namorados”, “Valentine”, “São Valentim” e “14 de Fevereiro”, num total de 25.199 posts. Numa análise por dia, verificou-se que foi a partir do primeiro dia do mês que se começaram a registar mais publicações sobre o Dia dos Namorados, coincidindo com a partilha das várias campanhas, descontos e sugestões. A partir de dia 10 de fevereiro, há um aumento de publicações, com o pico a ser atingido na véspera do evento, num total de 2.866 posts. Sendo que a maior parte das mensagens têm uma conotação positiva.
Instagram vs. Twitter: A batalha pelo amor
O Instagram liderou o número de publicações partilhadas, registando duas vezes mais publicações do que o Twitter, já que esta é a rede social mais utilizada pela maioria das marcas para realizar passatempos. O Twitter tem uma audiência com uma faixa etária mais nova e é maioritariamente utilizado pelos consumidores para partilharem a sua opinião ou desejos quanto ao Dia dos Namorados, geralmente recorrendo ao humor.
Norte e Centro de Portugal são as regiões mais românticas
Em relação à audiência do Twitter, que identifica a localização e género dos utilizadores, foi o Porto a cidade mais romântica de Portugal, com um total de 834 publicações associadas ao Dia dos Namorados. Seguiu-se Lisboa, com 636 publicações, Coimbra com 224 publicações, Braga com 218 e Aveiro com 200. Em relação ao género, foi o sexo feminino quem fez mais partilhas relacionadas com o Dia dos Namorados, com 61%.
Termos genéricos de negócios “ganham” às marcas
No top dos assuntos mais falados, encontraram-se expressões gerais relacionadas com a data comemorativa, como “amor”, “especial”, “metade”, “fevereiro” e “love”. Apesar de serem visíveis assuntos que têm a ver com marcas, como “loja”, “encomenda”, “chocolate”, “menu” e “flores”, nenhuma empresa está no top-of-mind. O estudo analisou o assunto “oferecer”, que está associado sobretudo a sugestões de oferta, e verificou-se que são as marcas locais que estão em força nas redes sociais, como é o caso de floristas, pastelarias e restaurantes.
No que toca aos termos mais utilizados no Instagram e Twitter, o estudo conclui que o setor da restauração e do alojamento foram os que mais se destacaram, e onde estão termos como “Tártaro de Salmão”, “menu especial”, “reserva”, “night stay” e “2 adultos”. Estão também entre os termos mais repetidos a marca de vinhos “José Maria da Fonseca” e a “Esthetics Clouds”, uma clínica de estética do Porto. A nível de likes, as marcas também ficaram para trás, sendo que as publicações que receberam mais “gostos” são provenientes de uma página de humor do Instagram que partilhou, entre outros, um meme que relaciona o Dia de São Valentim com o Coronavírus.
Meios de comunicação social dão destaque às empresas
Quanto aos meios de comunicação social, a NiT publicou o maior número de notícias relacionadas com o Dia de São Valentim com um total de 20 referências. Nas publicações deu destaque a marcas como El Corte Inglés, Hard Rock Café, Pull & Bear e Hotéis VidaMar. A revista Visão situou-se em segundo lugar, com um total de 17 notícias, centrando os seus conteúdos em sugestões de restaurantes e de presentes, e o portal Sapo ficou em terceiro lugar com 15 conteúdos.