No Dia de Reis, no Museu de Lamego, a programação envolve música, oficinas, visitas guiadas e gastronomia. No dia 6 de janeiro, a partir das 14h00, o Museu convida os residentes da cidade e os visitantes a descobrir o seu património, e lança um desafio para que cada um, por um dia, seja mecenas e apadrinhe uma obra de arte. A entrada é livre.
A programação de Dia de Reis começa no dia 5 de janeiro com duas oficinas de serviço educativo destinadas aos mais pequenos.
No dia 6 de janeiro, o ucraniano Sergey Onischenko faz uma viagem pelo mundo com “Make Like a Tree”, uma combinação de música, fotografia e videoarte, onde cada concerto é uma aventura, onde a experimentação pode transformar uma one-man band num duo ou num grande grupo de improvisação, levando o público a participar no processo de criação artística.
Mas também o Grupo de Jovens da Sé vai evocar a visita dos três reis magos, através dos tradicionais “Cantar dos Reis”, trazendo ao museu os seculares cânticos de religiosidade popular e festiva.
Na tarde do mesmo dia o museu apresenta sob a forma de exposição o resultado das oficinas, em torno do “Ouro, incenso e mirra”, um evento onde a todos é servido Bolo-Rei.
Nestes dias festivos e que fazem parte de uma tradição muito enraizada nas populações e em especial da cidade, o Museu de Lamego convida toda a comunidade a fazer parte deste momento, que é também uma oportunidade de participar na campanha de fundraising “Conhecer Conservar Valorizar”.