Atualmente e com alguma antecedência, o Dia da Mãe, que em Portugal se comemora hoje, dia 6 de maio, primeiro domingo do mês, é lembrado nos estabelecimentos comerciais, através das redes sociais e por muitos outros meios, na maior parte, ligados a marketing comercial.
A comemoração do Dia da Mãe, no primeiro domingo de maio, está em Portugal ligado à tradição da Igreja Católica que no mês celebra a Mãe de Jesus, e em particular Nossa Senhora de Fátima, com o ponto alto no dia 13. Mas durante muitos anos o Dia da Mãe foi comemorado no dia 8 de dezembro, nesse caso ligado ao dia que o calendário da Igreja Católica tem como Dia da Nossa Senhora da Conceição.
O Dia da Mãe não é comemorado no mesmo dia em todo o mundo, no primeiro domingo de maio, é em Angola, Cabo Verde, Espanha, Lituânia, Moçambique e Portugal. Outros países como o Brasil ou os EUA é comemorado no segundo domingo de maio, e países em que a data é fixa, como no caso da Rússia a 8 de março, México a 10 de maio, ou Bélgica a 15 de agosto.
A tradição do Dia da Mãe em Portugal é de reunir a família, e os filhos oferecerem pequenas lembranças à mãe – um desenho feito na escola, postal com uma palavras carinhosas e flores – e com o aumento da idade dos filhos, e conforme as capacidades financeiras, as lembranças passam a perfumes, peças de joalharia, utilitários pessoais ou para casa, bolos, estadias em hotéis SPA, e flores.