Dachser e Renault Trucks estão a cooperar para a descarbonização progressiva do transporte rodoviário de mercadorias, com reforço da frota da multinacional alemã em mais 15 veículos Renault Trucks.
Os camiões, totalmente elétricos, realizam, diariamente, transportes locais e de longo curso em sete localizações da Dachser, na Alemanha.
Destes 15 novos veículos, a Dachser já utiliza cinco Renault Trucks E-Tech D. Serão agora entregues mais sete destes veículos e três tratores Renault Trucks E-Tech T. Estes últimos serão utilizados na Dachser em Öhringen, Neuss e Langenhagen, também na Alemanha.
“Estamos convencidos que, a longo prazo, apenas as empresas que se posicionam de forma sustentável terão futuro”, afirmou Alexander Tonn, COO Road Logistics da Dachser, citado em comunicado.
“Por isso, queremos dar um contributo valioso para a proteção do ambiente e do clima e ser uma força motriz para o setor da logística com medidas a vários níveis. A utilização de veículos sem emissões desempenha um papel importante neste contexto. Com a Renault Trucks, temos um parceiro fiável com o qual podemos iniciar o que ainda é um longo caminho para a descarbonização dos nossos transportes rodoviários”, acrescentou Alexander Tonn.
Como parte da estratégia de sustentabilidade e proteção climática, a Dachser está a preparar-se para a transformação gradual da sua frota para veículos zero emissões. Desde o dia 1 de janeiro de 2022, a empresa obtém a sua eletricidade inteiramente a partir de energias renováveis em todo o mundo.
A multinacional alemã anuncia que pretende aumentar progressivamente o número de camiões VBE (veículos a bateria elétrica) e VMH (veículos movidos a hidrogénio) nas redes de transporte locais e de longo curso, em função do desempenho, da infraestrutura de carregamento e da rentabilidade.
Renault Trucks é o primeiro e único construtor a oferecer toda a gama de camiões totalmente elétricos. Desde o veículo comercial ligeiro (VCL) de 2,8 toneladas até ao camião de 44 toneladas para o transporte de longo curso, todos os segmentos podem ser operados com energia elétrica. Além disso, a Renault Trucks é o primeiro construtor a transformar veículos a diesel em camiões elétricos, no espírito da economia circular.