Curso de Medicina da Católica obtém autorização da A3ES para 100 vagas em 2025

Curso de Medicina da Católica obtém autorização da A3ES para 100 vagas em 2025
Curso de Medicina da Católica obtém autorização da A3ES para 100 vagas em 2025. Foto: DR

O Mestrado Integrado em Medicina da Faculdade de Medicina da Universidade Católica Portuguesa obteve autorização da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) para admitir 100 estudantes, anunciou a Faculdade.

Com esta autorização é reconhecida a excelência do trabalho desenvolvido desde a sua criação em 2021, e para isso contribuiu a metodologia de ensino, a qualidade da formação, o ensino muito próximo e personalizado bem como a integração dos estudantes nos anos de ensino clínico.

Para António Almeida, diretor da Faculdade de Medicina da Universidade Católica Portuguesa, “a acreditação incondicional pela A3ES, agora confirmada pelo número completo de vagas, é um marco significativo que reflete a dedicação e o compromisso da nossa equipa em proporcionar uma formação médica de excelência, formação essa que agora é amplamente reconhecida pelas diversas entidades oficiais.

Neste caso “o aumento do número de vagas ajudará a responder às necessidades crescentes da sociedade por profissionais de saúde altamente qualificados”, acrescentou António Almeida.

A Faculdade de Medicina da Universidade Católica Portuguesa é a primeira instituição não estatal a integrar, recentemente, o Conselho de Escolas Médicas Portuguesas (CEMP), que integra os diretores das faculdades de medicina do país, refere a Faculdade em comunicado.

Agora com a autorização dada pela A3ES a Faculdade de Medicina da Universidade Católica Portuguesa aumenta o número de vagas para o Mestrado Integrado em Medicina de 50 para 100 lugares, já no próximo ano letivo de 2025/2026. Este aumento permitirá à Faculdade formar um maior número de médicos que, refere a Faculdade, ficarão preparados para enfrentar os desafios da medicina moderna.

A Faculdade de Medicina indica que mantém uma estreita parceria com o grupo Luz Saúde, um dos maiores e mais prestigiados grupos de saúde privados em Portugal, com uma vasta rede de unidades hospitalares de elevada qualidade distribuídas por praticamente todo o território nacional.

O Hospital da Luz Lisboa, unidade de referência do grupo, é o único hospital português acreditado pela Joint Commission International (JCI) como Centro Clínico Académico, integrando também o Centro Académico Clínico – Católica Luz.

Além do Hospital da Luz Lisboa o Mestrado Integrado em Medicina conta ainda com parcerias com seis Unidades Locais de Saúde (ULS) da região da Grande Lisboa, assegurando ensino clínico em hospitais e centros de saúde públicos, bem como em unidades da União das Misericórdias Portuguesas.

A Faculdade de Medicina utiliza mo curso metodologias de ensino centradas no estudante, que fomentam a autonomia de aprendizagem. Um Mestrado Integrado em Medicina que procura garantir a humanização da profissão médica, logo no processo de seleção dos seus estudantes, que inclui entrevistas para avaliar competências, e está alinhado com o modelo de ensino e avaliação da Universidade de Maastricht, instituição de grande prestígio internacional.

O reconhecimento e a expansão no número de vagas permite-nos continuar o nosso percurso de aposta na excelência da formação de profissionais éticos e competentes, capazes de contribuir positivamente para o sistema de saúde em Portugal e no mundo,” concluiu diretor da Faculdade de Medicina.