Uma parceria entre ADXTUR – Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto – e Projeto Entre Serras – Europa Criativa promove até dia 10 de agosto, em Cunqueiros, Proença-a-Nova, uma residência artística do francês Erik Samakh.
As Aldeias do Xisto têm vindo a ser espaço para diversas iniciativas de intervenção artística que partem das condições únicas da região para criar uma simbiose perfeita entre arte, tradição e natureza.
A residência artística de Erik Samakh tem como objetivo de sensibilizar para a proteção da biodiversidade e de conservar determinados espaços selvagens através do envolvimento da comunidade local. Assim, o artista juntamente com habitantes e outros artistas da região convidados está envolvido numa “ação que espelha a sociedade contemporânea, destacando as oportunidades e os desafios associados à relação entre o rural e o urbano”.
A iniciativa da ADXTUR promove, desta forma, “a reflexão sobre o papel de cada um na preservação do meio ambiente e das tradições locais, com vista à construção de um futuro mais sustentável, e envolve entre outras as iniciativas: instalação da obra “Pedras (Stones)” e um observatório de aves construído em pedras de xisto, no lugar de Carvalhoso.
A ADXTUR indica que, no dia 3 de agosto de 2024, decorre um convívio, pelas 15h00, onde vai ser apresentado o projeto e para isso são convidados os cunqueirenses a colocar a sua pedra na obra. No convívio a animação musical é assegurada pela Tuna da Faculdade de Farmácia de Lisboa e por um dueto de acordeonistas.
Da residência do artista francês faz parte um workshop de construção, em pedra seca de xisto, com a população local, e momentos de convívio em torno da caça, pesca e agricultura.
A iniciativa da ADXTUR é feita também em parceria com a Associação Recreativa e Cultural de Cunqueiros, o Ecomuseu da Floresta e o Município de Proença-a-Nova, e desta forma residência artística reforça o compromisso destas entidades na promoção de práticas sustentáveis, fortalecendo laços comunitários através de uma abordagem artística inovadora.
Projeto Entre Serras – Europa Criativa
O Projeto Entre Serras – Europa Criativa, que decorre sobre o tema “Habitar e mover-se em territórios de montanha”, junta parceiros de Portugal, Espanha e França, para questionar a relação entre o olhar e a vivência da paisagem.
Um projeto liderado pelo Instituto Politécnico Técnico de Lisboa, através do Museu da Paisagem a que se juntam as Aldeias do Xisto, o Estrela Geopark Mundial da UNESCO e a Câmara Municipal de Castelo Branco, através da Fábrica da Criatividade.
Os parceiros franceses no projeto são o Município de Digne-les-Bains, nos Alpes de Haute Provence, através do CAIRN – Centro de Arte Informal de Pesquisa sobre Natureza, da Maison Alexandra David-Neel e do Musée Gassendi, e a École Supérieure d’Art d’Aix-en-Provence.
Já oss parceiros espanhóis são o Museo Vostell Malpartida e o Ayuntamento de Malpartida de Cáceres, através do Centro de Vias Pecuárias.