Jovens pilotos portugueses apresentaram-se em Baisieux, na Bélgica, onde participaram com sucesso no Coupe de l’Avenir 2019.
Na classe dos 65cc estiveram Tomás Santos, Bernardo Pinto e Rodrigo Barros, na 85cc estiveram Sandro Lobo, Martim Espinho e Afonso Gomes a defesa de Portugal e na Open o trio português foi composto por Abel Carreiro, Alexandre Marques e Renato Silva.
O Portugal Motocross Junior Team, com o apoio da Motoni, Polisport, AQD e ENI, enfrentou com natural ambição esta 48ª edição da prova onde o terceiro lugar nas 85cc tinha sido o melhor resultado de sempre dos pilotos nacionais nesta importante prova do motocross europeu, este ano realizada debaixo de condições exigentes do ponto de vista físico e técnico devido à chuva que se fez sentir ao início do dia de corridas que condicionou especialmente as primeiras mangas.
Na classe das 65cc os pilotos portugueses terminaram no 10º lugar, um resultado muito positivo para Tomás Santos, Rodrigo Barros e Bernardo Pinto, que realizaram a primeira participação no Coupe De L’Avenir.
Tomás Santos foi 21º e 20º respetivamente na primeira e segunda manga, na primeira manga teve que recuperar posições perdidas depois de um mau arranque. Rodrigo Barros foi 25º na primeira corrida e 28º na segunda, e Bernardo Pinto a competir pela primeira vez no estrangeiro foi 31º na primeira manga e 27º na segunda, sendo que a corrida inicial foi aquela mais marcada pela lama em pista.
Os pilotos na classe 85 CC e Open tiveram que enfrentar um total de três corridas para decidirem o escalonamento final no Coupe De L’Avenir 2019. Entre os mais velhos, classe Open, tinham que tentar melhorar o 13º lugar conseguido pela equipa nacional no passado ano e no final esse objetivo foi plenamente ultrapassado ao fecharem as contas na 7ª posição final. Aos comandos de uma 125cc com motor dois-tempos Alexandre Marques foi 13º, 14º e 17º em cada uma das mangas, condicionando o resultado apenas na última manga quando não assinou um bom arranque. Renato Silva teve igualmente prova de esforço naquela que foi a sua segunda visita à prova. Foi 21º, 20º e 22º respetivamente na primeira, segunda e terceira manga, sendo que o terceiro elemento da equipa, o igualmente estreante Abel Carreiro, o 31º na primeira e segunda mangas, para concluir na 26ª posição a derradeira corrida.
Em grande destaque estiveram os pilotos portugueses das 85cc ao reeditarem o terceiro lugar de 2016. Sandro Lobo por pouco não conseguiu a primeira vitória de sempre no Coupe De L’Avenir ao liderar quase toda a segunda manga, perdendo bem perto do final da corrida, e a segurar um brilhante segundo posto final. Tinha sido 10º na primeira corrida e fechou a sua participação com um 19º posto final. Afonso Gomes esteve igualmente em destaque ao ser o quarto na primeira corrida, tendo arrancado em oitavo, fechou as corridas seguintes na 12ª e 17ª posição. Já Martim Espinho, que fechou a sua presença na Bélgica com o melhor arranque na última corrida, foi 15ª, 23º e 10º ajudando o Portugal Motocross Junior Team a regressar ao pódio das 85cc, o que acontece pela segunda vez na prova belga.
Um resultado fantástico para os jovens pilotos portugueses que mais uma vez mostraram todo o potencial do motocross nacional numa prova além-fronteiras realizada em condições muito exigentes mas onde os portugueses mostraram toda a sua ‘alma’ de guerreiros e vontade de vencer.
Resultados finais
Classe das 65cc
1º Bélgica com 32 pontos
2º Letónia com 39
3º França com 47
4º Grã-Bretanha com 52
5º Alemanha com 65
10º Portugal com 121
Classe das 85cc
1º Bélgica com 24 pontos
2º Suécia com 49
3º Portugal com 70
4º França com 95
5º Grã-Bretanha com 103
Classe Open
1º Noruega com 37 pontos
2º Suécia com 44
3º Bélgica com 61
4º Grã-Bretanha com 67
5º França com 72
7º Portugal com 133