Em Santa Cruz, Torres Vedras, vai decorrer a 23.ª edição do cortejo etnográfico, no dia 15 de agosto. A iniciativa que se realiza na estância balnear recria uma antiga tradição das populações rurais do concelho de Torres Vedras, que tinham por hábito organizar no Dia da Assunção de Nossa Senhora uma “ida à praia”.
Uma tradição que ocorria pouco antes dos preparativos para as vindimas, o “15 de agosto” era uma “zona de fronteira” vivida de forma festiva pelos “saloios”. Os preparativos para esse dia implicavam a participação de toda a comunidade como se de uma verdadeira festa se tratasse. Não faltava a “boa mesa” e o “bom vinho”. Vestia-se o fato de domingo e lá se seguia para Santa Cruz nas tradicionais carroças e carros de bois.
Mantendo o modelo das anteriores edições, o Cortejo Etnográfico de Santa Cruz contará este ano com a participação de ranchos folclóricos do concelho de Torres Vedras. Ranchos que são fundamentais na preservação da memória e da identidade local.
O habitual desfile dos ranchos terá início pelas 10h00, que por dois percursos distintos terminarão na Praia do Guincho:
um percurso terá início no parque municipal de jogos, seguindo pela rua José Pedro Lopes e passando pelo largo Jaime Batista da Costa. Este será efetuado pelos ranchos folclóricos: Rancho Folclórico e Etnográfico “Danças e Cantares do Furadouro”, Rancho Folclórico e Etnográfico “Os Camponeses” do Varatojo, Rancho Folclórico e Etnográfico “Danças e Cantares” da Mugideira, Rancho Folclórico da Colaria e Rancho Folclórico e Etnográfico de Danças e Cantares de Campelos;
outro percurso terá como ponto de partida a rotunda da Praia do Vigia e passará pela avenida do Atlântico, rua Esteves de Oliveira, rua José Guimarães Pinheiro, rua Jerónimo Vilarinho, rua José Joaquim Machado, rua Veríssimo e rua da Azenha. Este será feito pelo Rancho Folclórico e Etnográfico “Flores do Oeste” (de A dos Cunhados).
No final do périplo dos ranchos folclóricos, na Praia do Guincho, haverá um almoço convívio que proporcionará a degustação de pratos tradicionais da zona rural do concelho de Torres Vedras, o que será, certamente, antecedido por uma “ida ao banho”.
A iniciativa, que é organizada pela Câmara Municipal de Torres Vedras, terá continuidade pela tarde com atividades lúdicas a lembrarem “tempos de outrora”.