A Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, declarou na COP28, no Dubai, que “o mundo dá um passo importante para limitar o aquecimento global a 1,5 graus”, pois para alcançar este objetivo “começa com a transformação do setor energético”.
“Como todos sabem, a energia é responsável por 75% das emissões globais de gases com efeito de estufa. Isso tem que diminuir”, afirmou a Presidente da Comissão Europeia.
Por isso, “devemos implementar mais energias renováveis e utilizar menos energia para produzir os produtos e serviços de que necessitamos. E se isto estiver certo, devemos estabelecer metas globais. Porque só o que é medido é feito”.
Ursula von der Leyen constatou, no entanto, que “em alguns países, o custo do capital para as energias renováveis é proibitivamente elevado”. Uma mensagem que disse ter retirado da Cimeira Africana do Clima, realizada em Nairobi.
“Portanto, precisamos de desbloquear o apoio financeiro necessário para os países que dele necessitam. Por conseguinte, tenho o prazer de anunciar que, nos próximos dois anos, a União Europeia investirá 2,3 mil milhões de euros do orçamento da UE para apoiar esta transição energética na nossa vizinhança e em todo o mundo. Porque, meus amigos, todos os países da Terra merecem energia limpa, acessível e produzida localmente”, concluiu Presidente da Comissão Europeia.