Conselhos de especialistas em saúde para ter um Ano Novo Saudável

Conselhos de especialistas em saúde para ter um Ano Novo Saudável
Conselhos de especialistas em saúde para ter um Ano Novo Saudável. Foto: Rosa Pinto

Chegou um novo ano e entre os diversos desejos formulados há um que percorre todos os cantos do globo, o de uma boa saúde. Um desejo, em que a concretização é imprevisível, no entanto, oito especialistas da Universidade da Califórnia, Los Angeles (UCLA), Ciências da Saúde (UCLA Health) oferecem conselhos que podem contribuir para aumentar a probabilidade do bem-estar.

Os especialistas indicam que há coisas básicas que as pessoas sabem que podem contribuir para um ano novo saudável, como: dormir o suficiente, fazer exercícios regularmente, ter uma dieta balanceada, manter o stress sob controlo.

Mas os especialistas alertam que para o bem-estar é necessário mais do que isso e mesmo esses princípios básicos podem ser difíceis de praticar consistentemente.

Especialistas da UCLA Health dão-nos alguns dos conselhos mais práticos mas nem sempre óbvios sobre como ter um 2025 saudável.

Dicas de saúde atemporais

David B. Reuben, geriatra: “A maior parte do que as pessoas podem fazer para ter um 2025 saudável não é muito diferente do que elas poderiam fazer para ter um 2024 saudável: exercitar-se; não fumar; beber álcool com moderação, se beber; manter-se engajado; e manter sua mente estimulada. Seja decente em todas as interações e busque otimismo todos os dias. Você pode não encontrar algo para se alegrar, mas pode encontrar algo significativo que pode ajudar os outros e a si mesmo.”

Verificação de energia

Elizabeth Ko, diretora médica da UCLA Health Integrative Medicine Collaborative: “Verifique a sua energia interna assim como aborda a bateria do telefone: quanta carga possui? Começa o dia com 100% de carga? O que o esgota e o que o energiza? Incline-se para as práticas energizantes e minimize as que o esgotam. Sintonizar-se modera a energia e permite que fazer melhores escolhas sobre como se move ao longo do seu dia. Faça pausas e desacelere. A vida tende a parecer alta e rápida. Dê a si mesmo permissão para diminuir o volume e a velocidade.”

Dieta baseada em vegetais

Dana Ellis Hunnes, nutricionista: “Consuma uma dieta de alimentos integrais e vegetais o máximo possível. Quanto mais alimentos integrais e vegetais uma pessoa puder comer, mais saudável provavelmente será por causa do alto teor de fibras, antioxidantes, componentes anti-inflamatórios e compostos nos alimentos, juntamente com menor ingestão de calorias e maior saciedade.”

Saúde Holística

Valentina Ogaryan, diretora clínica do Simms/Mann UCLA Center for Integrative Oncology: “Para mim, saudável refere-se ao corpo, espírito e mente. Para o corpo, é melhor comer alimentos integrais e incorporar algum tipo de atividade física rotineiramente. Também se trata de se dar permissão para se entregar, com moderação, a alimentos que lhe trazem alegria.

Com a mente, é ter certeza de aumentar a consciência de pensamentos úteis versus inúteis, ter acesso ao suporte social e dar à mente algum descanso, desligando-se dos media sociais e tornando-se intencional sobre o foco nas interações do momento presente.

Com o espírito e o coração, é encontrar e conectar-se com pessoas, atividades, hobbies, interesses que nutrem a alma – qualquer coisa que traga conexão e possa promover significado. Pode ser passar tempo com entes queridos; conexão por meio de música, literatura e arte; oração, meditação e conexão com a espiritualidade; ou atividades baseadas na comunidade.”

Gestão do stress

Marissa Vasquez, médica chefe da equipa do LA Dodgers: “Para ter um 2025 saudável, os indivíduos devem concentrar-se em gerir o stress por meio de práticas de atenção plena, sono de qualidade e fortes conexões sociais que podem melhorar significativamente a saúde mental e a resiliência. Além de manter uma dieta saudável e exercícios regulares, é claro. Quando se trata de desportos e atletismo, concentre-se na prevenção de lesões, misture exercícios com exercício cruzado e apoie o corpo com nutrição e hidratação adequadas.”

Descanso consciente

Diana Winston, diretora do UCLA Mindful: “Reserve um tempo para descansar. Isso significa desligar-se de vez em quando e apenas ser, em vez de fazer constantemente. Pratique a gratidão. Mesmo breves momentos de recordação de coisas pelas quais é grato podem mudar o dia de ressentimento e sobrecarga para uma sensação de paz e apreciação. E saboreie os momentos alegres.

Além da gratidão, há muitos momentos no dia em que experimentamos alegria ou prazer. Não os pule. Reserve um momento para realmente saborear a experiência, mesmo que por alguns segundos. Precisamos de construir os nossos recursos de alegria. Quando estiver com stress, lembre-se de PARE: Pare; Respire uma ou duas vezes; Observe como está a sentir-se por dentro; e prossiga com um pouco mais de consciência e calma.”

Mova e conecte

Jesse Mills, diretor da Clínica Masculina da UCLA Health: “Por que esperar por 2025? Largue seu iPad, levante-se e mova-se. O que quer que você tenha feito ontem – se foi andar um quarteirão, ande dois hoje, quatro amanhã; se foi um quilometro, ande dois hoje, três amanhã e assim por diante. Os humanos são ótimos em construir resistência – está em nosso ADN – seja fiel aos seus genes e mova-se! Não adicione açúcar a nada este ano. O corpo desenvolveu um gosto por açúcar, então pode fazer co que desaprenda. Se adicionar adoçante ao café, adicione metade da quantidade e tente cortá-lo completamente em duas semanas.

Da mesma forma, evite qualquer alimento que não possa cultivar ou caçar. Quanto mais processamento o alimento que come, pior o corpo irá funcionar. Alimentos processados ​​tendem a adicionar açúcar, gordura e sal para melhorar o sabor, mas leva a química do cérebro para combinações não naturais de gordura e açúcar. Seja proposital. Fora do trabalho, encontre algo para fazer que importe: seja voluntário, aprenda um novo idioma, deixe de lado as notícias e feeds de media social e pegue num instrumento e aprenda a tocar.”

Relaxe com Reflexologia

Lawrence Taw, diretor do Centro de Medicina Leste-Oeste da UCLA, Torrance: “Faça uma massagem nos pés. É algo simples e fácil que qualquer um pode fazer – custo muito baixo, baixo investimento e alto rendimento. Os nossos pés sofrem todos os dias, mas a maioria de nós não cuida deles. Existe todo um corpo de conhecimento sobre reflexologia, que são realmente pontos de acupressão, e estimula muitos desses pontos quando massageia os pés.

Pegue uma bola de golfe simples ou um rolo e role cada pé sobre ela. Pode ser relaxante, especialmente se combinar isso com o fechar os olhos e respirar profundamente. Eu costumo dizer aos pacientes para massagearem os pés diariamente, mas o melhor momento para fazer isso é à noite, antes de ir para a cama.”