O primeiro edifício do SINES DC, o SIN01, do campus de data centers, em Sines acaba de ser dado como concluído, anunciou a Engexpor que lidera a gestão de construção. Um marco importante para a empresa que lhe reforça a posição como referência em projetos de elevada complexidade técnica e impacto global.
A Engexpor concluiu a construção do SIN01 o primeiro edifício do ambicioso projeto Sines DC, desenvolvido pela Start Campus.
O SIN01 do Sines DC, desenvolvido pela Start Campus, está localizado na Zona Industrial e Logística de Sines (ZILS), e destaca-se pela integração de tecnologia de ponta e soluções sustentáveis.
Possui uma área de 21.600 metros quadrados, distribuída num único piso, e uma capacidade instalada de 14 Megawatts, o SIN01 oferece diversas zonas funcionais, incluindo áreas informáticas, elétricas, mecânicas e de apoio. Trata-se do edifício piloto e é o menor de um total de 6 edifícios planeados para o campus de data centres, que no seu estágio final contará com 1,2 Gigawatt de capacidade instalada e um investimento superior a 8 mil milhões de euros.
Projeto de alta complexidade
A conclusão do SIN01 foi resultado de um trabalho coordenado e minucioso liderado pela Engexpor, com a participação de mais de 20 profissionais dedicados que asseguraram a gestão do projeto em todas as suas fases. A execução foi conduzida com foco na eficiência e no cumprimento dos mais altos padrões técnicos e de sustentabilidade.
“Este projeto destacou-se não apenas pela sua complexidade técnica, mas também pelo seu impacto global. A dedicação da nossa equipa foi determinante para garantir o sucesso da obra,” afirmou Tiago Barros, Managing Director da Engexpor em Portugal, citado em comunicado.
“O Sines DC é um projeto diferenciador que coloca Portugal na vanguarda da transformação digital e da sustentabilidade. Na Engexpor, estamos empenhados em entregar soluções integradas e especializadas que atendam aos desafios do presente e do futuro”, concluiu o responsável da Engexpor.
Rob Dunn, Chief Executive da Start Campus, referiu: “Estamos orgulhosos do progresso no Sines DC. A conclusão do SIN01 é um marco que posiciona Portugal como líder em inovação e sustentabilidade nos data centers. Trabalhar com a Engexpor permitiu-nos concretizar com sucesso um projeto certificado LEED, desde o conceito até à conclusão, gerindo desafios diários com fornecedores e empreiteiros. A flexibilidade, a mente aberta e a resiliência da Engexpor foram cruciais neste processo. Juntos, estamos a fazer história em Sines, Portugal e Europa, conectando várias geografias na indústria de data centers. O sucesso do SIN01 reflete o nosso compromisso em oferecer infraestrutura de ponta para a transformação digital.”
O projeto Sines DC
A Start Campus está a desenvolver o maior campus de data centers da Europa, localizado em Sines, com uma capacidade total de TI de 1,2 Gigawatt. Este projeto será o mais extenso e ambientalmente sustentável ecossistema de dados na Europa, com conectividade global líder de mercado.
O SINES DC irá oferecer uma ampla gama de opções aos clientes, incluindo soluções powered shell, turn-key e build-to-suit. Adaptado para atender à crescente procura no setor, as ofertas de última geração da empresa estão preparadas para a Inteligência Artificial e incorporam as mais avançadas tecnologias de refrigeração líquida num modelo versátil e evolutivo.
O investimento total está estimado em 8,5 mil milhões de euros, para um projeto que se compromete a utilizar fontes de energia 100% renováveis e com um plano de “Eficiência no Uso de Energia” de 1.1, aproveitando o arrefecimento natural das águas do Atlântico.
A conclusão do SIN01 permite ao SINES DC dar um passo crucial para transformar Portugal num hub estratégico de AI, tecnologia e conectividade.
A Engexpor
A Engexpor envolvida na Gestão de Projetos e Gestão de Construção, já possui uma trajetória consolidada em obras de alta complexidade técnica e impacto global. A empresa oferece soluções integradas ao longo de todo o ciclo de vida de um projeto, e combina inovação e sustentabilidade.
A experiência da empresa em setores como Imobiliário, Infraestruturas, Energia e Indústria, a permitem à empresa contribuir para o desenvolvimento de projetos estratégicos que impactam positivamente o futuro, como o Sines DC.