O consumo na época natalícia de 2024 voltou a crescer em Portugal, tendo registado um aumento de 15% no número e no valor total de compras realizadas de 1 a 24 de dezembro, em comparação com o mesmo período de 2023, revelam os dados mais recentes do SIBS Analytics.
O dia 23 de dezembro apresentou o maior número de compras, com mais de 10 milhões de compras registadas, mas foi no dia 24 de dezembro que se registou o maior pico de transações por segundo, com 402 transações a serem realizadas às 11h37. No Top 3 de dias com maior variação de número de compras vs a média diária, estiveram os dias 20 de dezembro e 21 de dezembro, com mais 13% em ambos os dias.
Do SIBS Analytics verifica-se que o uso do MB WAY foi uma das escolhas preferenciais dos consumidores, ao registar um crescimento significativo nas transações realizadas durante a época natalícia tanto em compras nas lojas físicas, com mais 43%, como em compras online com mais 44%.
O comércio online manteve a tendência de crescimento, representando 21% em valor e 19% em número do total de compras realizadas de 1 a 24 de dezembro, com um aumento de 30% em número e 36% em valor face ao ano anterior. Mas também as compras em loja física registaram um aumento de 11% em número e 10% em valor.
Nas compras por setor destacam-se os Brinquedos e Jogos com mais 69%, Decoração e Casa com 59%, Perfumaria e Cosmética com 46% e Moda e Acessórios com 39%, quando comparados com a média mensal de janeiro a novembro de 2024.
Relativamente ao consumo por estrangeiros em Portugal, os dados do SIBS Analytics indicam que, durante a época natalícia, o número de compras físicas aumentou 12% em número e 4% em valor face ao mesmo período em 2023. As compras físicas realizadas por portugueses no estrangeiro diminuíram ligeiramente, com reduções de 2% no número de transações e de 6% no valor. Infografia disponivel pela SIBS.