Na Black Friday de 2024, o valor gasto em compras online aumentou 67% em comparação com o mesmo período de 2023 e representou 27% do valor total transacionado durante o dia, ou seja, mais 7% do que no ano anterior. Dados do SIBS Analytics mostram que o valor gasto em compras pelos portugueses aumentou 27% em comparação com 2023. Em compras nas lojas físicas, os consumidores gastaram mais 17% do que em 2023.
O MB WAY foi a forma preferida de pagamento dos consumidores que optaram por compras online, tendo aumentado em 85% em relação a 2023. Da mesma forma MB WAY também foi um opção para os pagamentos em loja física, tendo aumentado 42% em relação a 2023.
Dos dados do SIBS Analytics mostram a percentagem de compras online no total de compras efetuadas na Black Friday aumentou de 20% em 2023 para 27% em 2024.
Durante a Black Friday o valor médio por pagamento/dia foi de 49 euros, o que representa mais 4 euros da média diária gasta nos restantes dias do mês de novembro de 2024. Já em relação ao mês de novembro de 2023, o valor aumentou mais em 8 euros.
Quanto à tipologia de produtos e serviços adquiridos na Black Friday, os maiores crescimentos no número de compras face à média diária do mês de novembro continuam a verificar-se nas categorias de “Moda e Acessórios” com um aumento de 191%, “Beleza, Cosméticos e Perfumes” de mais 180% e “Material Desportivo e Recreativo” de mais 13%.
A Black Week, com semana preenchida por campanhas de marcas de diversos setores, também mostra ter havido variações positivas no consumo. O valor total gasto aumentou 18%, as compras online registaram um crescimento de 58% face a 2023, e as físicas mais 9%.