São várias as questões que preocupam muitas das pessoas no que aos intestinos diz respeito. A nutricionista Isabel Pedroso Silva, especialista em microbiota e saúde intestinal, é autora do livro “Como Ter Um Super Intestino”. Uma obra que é um guia para nutrir a microbiota e reduzir a inflamação no organismo.
Um guia que interessa à população em geral, mas especialmente destinado: a que sofre de problemas intestinais, como diarreia ou prisão de ventre; aos que têm sempre a barriga inchada; aos que têm flutuações de peso; aos que se sentem sempre cansados, com stress ou ansiosos; ou a que já começou a privar-se de determinados alimentos.
Há mais de dois mil anos, Hipócrates declarou que “todas as doenças começam no intestino”. Talvez seja um exagero dizer que são todas, mas, de facto, a investigação científica atual não tem dúvidas da importância dos milhões de microrganismos que habitam o nosso intestino. É a chamada microbiota intestinal, que pode ajudar-nos a ser mais saudáveis ou, pelo contrário, contribuir para o aparecimento de doenças.
Muito antes do diagnóstico de uma doença, o corpo começa a emitir sinais de alerta. SEMPRE! Uma simples prisão de ventre, azia ou infeções urinárias repetidas podem ser indícios de que algo não está bem. O problema é que tentamos logo silenciar os sintomas, recorrendo a laxantes, antibióticos ou outros fármacos, sem entender a causa.
Está na altura de perceberes o que se passa na tua barriga. Com a ajuda da nutricionista Isabel Pedroso Silva, certificada em Microbiota e Saúde Intestinal, é possível perceber como melhorar a digestão, nutrir as células do trato gastrointestinal, reduzir o desequilíbrio da flora intestinal e equilibrar a microbiota. No fundo, “fazer a barriga feliz – e o resto do corpo, claro, ou não estivesse tudo interligado”.
Isabel Pedroso Silva é membro efetivo da Ordem dos Nutricionistas, licenciada em Ciências da Nutrição e Alimentação pela Universidade do Porto e certificada em Microbiota e Saúde Intestinal, Alimentação Restrita em FODMAP e Transtornos Alimentares.
A autora iniciou o trabalho na Associação do Porto de Paralisia Cerebral, enquanto era country manager na empresa que desenvolve o software de nutrição Nutrium. Após um distúrbio alimentar e o diagnóstico de uma doença autoimune que afeta a tiroide, a Doença de Graves, demitiu-se, abriu o seu próprio consultório e assentou o seu método em cinco pilares que visam reduzir a inflamação crónica de baixo grau e otimizar a digestão.
Atualmente, é formadora, consultora de nutrição, lidera uma equipa que trabalha com a mesma metodologia e mantém o atendimento clínico online.