Comissão Europeia vai emitir 90 mil milhões de euros em obrigações da UE no primeiro semestre de 2025

Comissão Europeia planeia emitir 160 mil milhões de euros em obrigações da União Europeia em 2025, destes 90 mil milhões devem ser emitidos no primeiro semestre. Em 2024 a Comissão Europeia emitiu 138 mil milhões em obrigações.

Comissão Europeia vai emitir 90 mil milhões de euros em obrigações da UE no primeiro semestre de 2025
Comissão Europeia vai emitir 90 mil milhões de euros em obrigações da UE no primeiro semestre de 2025

A Comissão Europeia pretende emitir até 90 mil milhões de euros em obrigações da União Europeia (UE) no primeiro semestre de 2025. O plano de financiamento da Comissão Europeia para o primeiro semestre de 2025 dá continuidade ao programa de 2024, que se traduziu na emissão de 138 mil milhões de euros em obrigações.

Os fundos mobilizados pela Comissão Europeia através de emissões de obrigações da UE continuam a impulsionar a recuperação da UE devido à pandemia de coronavírus, a reforçar a resiliência da economia e a apoiar os parceiros vizinhos da UE, nomeadamente a Ucrânia e os Balcãs Ocidentais.

Para a Comissão Europeia as amplas operações de empréstimo irão reforçar o mercado obrigacionista da UE, garantindo ao mesmo tempo um apoio contínuo às políticas financiadas através das emissões de obrigações da UE. Mas, para além das operações de financiamento a longo prazo, a Comissão Europeia indicou que irá continuar a emitir EU-Bills de curto prazo para complementar as operações financeiras.

O ano de 2024 marcou o maior volume de emissões anuais alguma vez executado pela UE, em linha com o planeamento anunciado, indicou a Comissão Europeia. Além disso, em 2024, a UE tornou-se o quinto maior emitente de obrigações verdes a nível mundial, com mais de 68 mil milhões de euros em circulação em obrigações verdes do NextGenerationEU (NGEU), estando agora no bom caminho para tornar-se o maior emitente de obrigações verdes a nível mundial.

Dados do recente relatório sobre o impacto e a atribuição das obrigações verdes do NextGenerationEU confirmou o papel da UE como líder mundial no financiamento sustentável. O relatório indica que a plena implementação dos investimentos verdes financiados através das obrigações verdes do NGEU poderá resultar numa redução anual de 55 milhões de toneladas de emissões de gases com efeito de estufa na UE, o equivalente a 1,5% de todas as emissões de efeito de estufa.

A Comissão Europeia prevê a emissão de aproximadamente 160 mil milhões de euros em obrigações da UE, em 2025, para garantir um apoio consistente aos programas baseados em empréstimos.