Depois da aprovação pelo Conselho Europeu de concessão de apoio financeiro de 81,4 mil milhões de euros a 15 Estados-Membros ao abrigo do instrumento SURE, a Comissão Europeia apresentou ao Conselho Europeu uma proposta para a concessão de 5,9 mil milhões de euros de apoio financeiro a Portugal.
A Comissão propõe agora fornecer um total de 87,3 mil milhões de euros em apoio financeiro ao abrigo do SURE a 16 Estados-Membros. Depois de o Conselho aprovar esta proposta, o apoio financeiro será prestado sob a forma de empréstimos concedidos em condições favoráveis pela União Europeia (UE) a Portugal.
Estes empréstimos vão ajudar Portugal a fazer face a aumentos repentinos nas despesas públicas para preservar o emprego. Especificamente, irão ajudar Portugal a cobrir os custos relacionados com o seu regime de trabalho de curta duração. SURE é um elemento crucial da estratégia abrangente da UE para proteger os cidadãos e mitigar as consequências socioeconómicas gravemente negativas da pandemia do coronavírus. A Comissão Europeia indicou que continua a avaliar um pedido formal de apoio da Hungria e espera apresentar uma proposta em breve.