
A Comissão Europeia lançou a ‘Virtual Worlds Toolbox’, um recurso online para ajudar os cidadãos a navegar em ambientes virtuais. Um recurso que explica como funcionam os mundos virtuais e descreve os direitos dos cidadãos na União Europeia (UE).
O conjunto de ferramentas, agora disponibilizado, abrange o trabalho, a aprendizagem e os jogos em espaços virtuais e inclui orientações sobre segurança, cibersegurança e proteção contra desinformação.
O lançamento das ferramentas ‘Virtual Worlds Toolbox’ coincide com a realização da Conferência Global Multissetorial de Alto Nível sobre a Governação da Web 4.0 e dos Mundos Virtuais. Uma conferência, coorganizada pela Comissão Europeia e pela Presidência polaca do Conselho da União Europeia, e que reúne especialistas globais para discutir princípios para a governação dos espaços digitais emergentes.
“A nossa ‘Virtual Worlds Toolbox’ representa um novo passo em frente na capacitação das pessoas para navegar, compreender e explorar estes novos espaços digitais. Todos devem ter acesso ao conhecimento e aos recursos de que necessitam para tirar o máximo partido dos mundos virtuais, mantendo-se seguros”, referiu Henna Virkkunen, Vice-Presidente Executiva de Soberania Tecnológica, Segurança e Democracia, da Comissão Europeia.
O recurso online faz parte da Estratégia da UE de 2023 sobre a Web 4.0 e os Mundos Virtuais, que orienta a transformação digital, ao mesmo tempo que garante um espaço em online aberto, inclusivo e seguro para os cidadãos, empresas e administrações públicas da UE.
Para a Comissão Europeia “a educação, a sensibilização e as competências digitais são fundamentais para as 23 recomendações do Painel de Cidadãos Europeus sobre Mundos Virtuais.” Assim, “o Virtual Worlds Toolbox dá vida às recomendações ao oferecer orientação acessível e ferramentas práticas para todos os utilizadores.”