
A Comissão Europeia lançou um novo balcão único para apoio às pequenas e médias empresas (PME) europeias que têm necessidade de conhecer o complexo cenário de conformidade com as sanções impostas pela União Europeia (UE).
O Helpdesk de Sanções da UE oferece uma gama abrangente de serviços concebidos para ajudar as PME a cumprir as sanções da UE em todo o mundo, e dessa forma poderem reduzir o risco de incumprimento e os custos associados. Lembramos que a UE tem mais de 40 regimes de sanções que envolvem países, entidades e pessoas em todo o mundo.
O apoio personalizado às PME da UE permite que realizem verificações de due diligence de sanções, sem qualquer custo para as empresas. Assim, o Helpdesk gere um website dedicado com informações relacionadas com sanções, orientações específicas para cada país, eventos, conselhos, lições já aprendidas e outras informações.
Todas as medidas restritivas da ONU e da UE são abrangidas pelo Helpdesk, que fornece às PME as informações necessárias para gerir os desafios de conformidade com as sanções com confiança. Isto pode ajudar os operadores europeus a evitar a perda de oportunidades comerciais legítimas devido a incertezas sobre a sua legalidade.
Este serviço prestado pela Comissão Europeia pode também beneficiar as entidades de maior dimensão no entanto, o foco do Helpdesk está nas PME, uma vez que estas têm normalmente menos recursos de conformidade do que as grandes empresas.
O serviço Helpdesk trabalhará com parceiros, incluindo autoridades públicas, partes interessadas de apoio empresarial, instituições financeiras e organizações internacionais de sanções e conformidade. Através destas parcerias, o Helpdesk participará em atividades conjuntas de divulgação e sensibilização, acolherá e participará em eventos e ministrará sessões de formação.