A Comissão Europeia adota segundo programa de trabalho do Mecanismo Interligar a Europa Digital. O programa define o âmbito e os objetivos dos financiamentos pela UE para melhorar as infraestruturas de conectividade digital da Europa. O investimento da UE é de cerca de 865 milhões de euros para ações entre 2024 e 2027.
Como descreve a Comissão Europeia a melhoria das infraestruturas de conectividade da Europa é fundamental para alcançar os objetivos da Década Digital da Europa para 2030, de ligar todos os cidadãos e empresas à conectividade 5G e a gigabits.
O Mecanismo Interligar a Europa Digital contribui para projetos de conectividade de interesse comum da UE e para a implantação de infraestruturas de elevado desempenho seguras, protegidas e sustentáveis, como as redes Gigabit e 5G, em toda a UE.
O novo programa do Mecanismo Interligar a Europa Digital vai apoiar nos seguintes domínios:
1.Implantação de infraestruturas 5G na Europa, o cofinanciamento de projetos de grande escala que promovam a implantação de infraestruturas 5G a gigabits e autónomas, bem como a integração de capacidades de computação em nuvem periférica e de computação em aplicações setoriais verticais, como a saúde, o fabrico, os transportes e a logística;
2.Implantação e modernização significativa das redes de base, incluindo as redes de comunicação quântica e os cabos submarinos, a fim de aumentar o desempenho, a resiliência e a capacidade das redes de conectividade nos Estados-Membros e entre estes, bem como entre a União e países terceiros;
3.Implantação de plataformas digitais operacionais para infraestruturas de transportes ou de energia, otimizando a utilização energética das tecnologias da informação e comunicação (TIC) e reduzindo o seu impacto ambiental. Estas plataformas digitais operacionais basear-se-ão e integrar-se-ão nas infraestruturas europeias existentes e emergentes de dados, computação em nuvem e periférica e conectividade, financiadas pelo Programa Europa Digital e pelo Horizonte Europa.
O novo programa de trabalho do Mecanismo Interligar a Europa Digital contribuirá igualmente para estimular a competitividade do ecossistema digital europeu, a fim de dar resposta aos desafios geopolíticos e geoeconómicos críticos destacados, nomeadamente, no Livro Branco ”Como dominar as necessidades de infraestruturas digitais da Europa?”.
O Mecanismo Interligar a Europa Digital tem também como objetivo aumentar a capacidade, a segurança e a resiliência das redes digitais de base, em especial dos cabos submarinos. Além disso, contribuirá para mobilizar recursos públicos e privados para colmatar o défice de investimento que dificulta a implantação de redes de elevado desempenho, essenciais para a adoção de tecnologias avançadas pelos cidadãos e pelas empresas.