A Comissão Europeia, através da HERA, Autoridade de Preparação e Resposta à Saúde, celebrou contrato com a empresa Bavarian Nordic para o fornecimento de 109.090 doses de vacinas de 3ª geração para combater surtos de varíola nos Estados-Membros.
Em Portugal, dados da Direção-Geral da Saúde indicam que estão já confirmados 241 casos de infeção humana por vírus monkeypox. A maioria das infeções foram notificadas, até à data, em Lisboa e Vale do Tejo, mas também há registo de casos nas regiões Norte e Algarve. Todas as infeções confirmadas são em homens entre os 19 e os 61 anos, tendo a maioria menos de 40 anos.
Com o número de casos de varíola a crescer na União Europeia (UE), esta aquisição de vacinas permite que as mesmas passem a estar rapidamente disponíveis para as necessidades de todos Estados-Membros da UE, bem como para a Noruega e a Islândia.
O Comissário e vice-presidente para a promoção do nosso estilo de vida europeu, Margaritis Schinas, referiu: “ Garantir vacinas de forma rápida e eficiente para todos os Estados-Membros da União Europeia em resposta aos surtos de varíola é nosso dever moral e uma entrega concreta de nossa capacidade tangível de proteger as pessoas”.
Stella Kyriakides, Comissária para a Saúde e Segurança Alimentar, acrescentou: “ Pela primeira vez, compramos estas vacinas pelo programa EU4Health para as entregar aos Estados-Membros. O surto de varicela dos macacos mostrou a importância de uma abordagem unificada da UE para a preparação e resposta às ameaças emergentes para a saúde”.
Esta é a primeira vez que o orçamento da UE está a ser utilizado através do programa EU4Health para comprar vacinas diretamente para os Estados-Membros.
Esta vacina de 3ª geração contra a varíola está atualmente autorizada para os adultos mas e como indica a Comissão em comunicado está vacina também protege as pessoas do vírus monkeypox, uma vez que este está intimamente relacionado ao vírus da varíola.