A Comissão Europeia assinou acordo com o Goethe-Institut para execução de 21 milhões de euros na mobilidade de artistas e de profissionais da cultura nos próximos três anos. O acordo tem como base as experiências e recomendações decorrentes do projeto-piloto i-Portunus, implementado entre 2018 e 2022.
A nova ação “A Cultura Move a Europa” irá disponibilizar subvenções a artistas individuais, operadores culturais e organizações de acolhimento de todos os setores culturais e criativos abrangidos pela vertente Cultura do Programa Europa Criativa.
Os setores culturais incluem a música, arquitetura, artes do espetáculo, design, literatura e património cultural dos países participantes no programa.
A ação dedica uma especial atenção aos artistas emergentes, A ação “A Cultura Move a Europa” permitirá aos artistas e operadores culturais realizarem projetos de sua iniciativa para explorar, criar, aprender ou colaborar com vista a desenvolver ou aprofundar relações profissionais internacionais.
A ação deverá conceder 7.000 subvenções ao longo de três anos, e assim, na maior ação financiada pela União Europeia até à data para artistas individuais.
A Comissão Europeia indica que os primeiros convites à apresentação de propostas estão previstos para o próximo outono de 2022.