A Comissão Europeia está a mobilizar apoio no combate ao incêndio florestal que se desenvolve perto da Ribeira Brava, na ilha da Madeira. O apoio foi ativado após Portugal ter ativado o Mecanismo de Proteção Civil da EU.
Assim, o Centro de Coordenação de Resposta de Emergência (CCRE) da Comissão Europeia coordenou de imediato o destacamento de dois aviões Canadair de combate a incêndios da rescEU, sediados em Espanha e que devem começar atuar, em breve, na Madeira.
As duas aeronaves irão ajudar as autoridades locais a combater os incêndios, prestando apoio aéreo essencial tendo em conta as condições difíceis.
O sistema de emergência por satélite Copernicus da União Europeia também foi ativado para fornecer mapas da situação às autoridades locais.
A Comissão Europeia indica que está a acompanhar de perto a situação e que está preparada para enviar mais recursos, se necessário, e lembra que o Mecanismo de Proteção Civil permite assegurar uma resposta europeia unificada às catástrofes naturais, onde é sublinhada solidariedade entre Estados-Membros durante as crises.
Tendo em conta a realidade dos incêndios e na antecipando da época deste ano, a UE reforçou as suas capacidades rescEU e da Reserva Europeia de Proteção Civil, que inclui agora 28 aviões e 4 helicópteros em 10 Estados-Membros. Também, mais de 560 bombeiros de 12 países foram preposicionados em toda a Europa, dispostos a prestar assistência às corporações de bombeiros locais quando necessário.