Portugal ativou o Mecanismo de Proteção Civil da União Europeia (UE) e solicitou assistência de emergência face ao atual elevado número de incêndios florestais na zona centro do país.
A Comissão Europeia já deu resposta ao pedido e mobilizou esta manhã 2 aviões de combate a incêndios Canadair da sua frota rescEU posicionada em Espanha. Os aviões estão a apoiar os os bombeiros portugueses nas regiões afetadas.
O Comissário responsável pela Gestão de Crises, Janez Lenarčič, afirmou: “Com a nossa rápida resposta ao pedido português de assistência, a UE demonstra a sua total solidariedade na luta contra os incêndios florestais destrutivos no centro de Portugal. Agradeço à Espanha por mobilizar rapidamente dois aviões de combate a incêndios através do RescEU esta manhã.”
Também foi ativado o Serviço de Mapeamento de Emergência Copernicus da UE no dia 8 de julho para os incêndios florestais que afetam os distritos de Leiria e Santarém. Esses mapas auxiliam os bombeiros sobre a avaliação do impacto e danos dos incêndios.