A Comissão Europeia entregou uma segunda parcela de assistência de 25 milhões de euros à Autoridade Palestiniana para contribuir para o pagamento de salários e pensões dos funcionários públicos palestinianos. A Comissão também entregou 16 milhões de euros à Agência das Nações Unidas, UNRWA, para que esta possa prestar serviços básicos, como saúde e educação, aos refugiados palestinianos.
Esta entrega de 25 milhões de euros, ao abrigo do PEGASE, vai ajudar a Autoridade Palestiniana a cumprir parte dos seus compromissos para com os funcionários públicos palestinianos na Cisjordânia, e desta forma é um contributo para auxiliar nos desafios que a economia palestiniana enfrenta.
O pagamento é a segunda parcela desembolsada à Autoridade Palestiniana no âmbito do pacote de assistência de 118,4 milhões de euros adotado em dezembro de 2023. O primeiro pagamento de 25 milhões de euros foi desembolsado em março.
O pagamento à UNRWA, que é feito à luz dos progressos realizados pela Agência relativamente às condições e medidas acordadas, foi o correspondente à segunda parcela de 16 milhões de euros. Assim, este novo pagamento à UNRWA eleva para 66 milhões de euros o total da ajuda ao desenvolvimento da UE, dos 82 milhões de euros destinados à Agência das Nações Unidas em 2024. A Comissão Europeia indicou que a parcela restante estará sujeita à implementação do acordo com a UNRWA e ao cumprimento, por parte da Agência, das condições acordadas e medidas.