A Comissão Europeia anunciou que pretende emitir 50 mil milhões de euros em obrigações da União Europeia (UE) para financiar o programa de recuperação NextGenerationEU. A emissão das obrigações deverá ter lugar entre julho e dezembro de 2022, e o valor das obrigações será complementado por financiamento a curto prazo (títulos de dívida da UE).
Todos os fundos recolhidos serão utilizados para apoiar a recuperação económica dos Estados-Membros, na sequência da pandemia de COVID-19, no âmbito do Mecanismo de Recuperação e Resiliência, esclarece a Comissão Europeia em comunicado.
A par do financiamento do NextGenerationEU, a Comissão Europeia indica que pode também ser chamada a emitir até nove mil milhões de euros para empréstimos destinados a apoiar a Ucrânia no âmbito de um novo programa de assistência macrofinanceira excecional e até 6.600 milhões de euros para empréstimos SURE, sob reserva de pedidos dos Estados-Membros e da conclusão dos procedimentos pertinentes.
A Comissão Europeia indica que deverá anunciar os seus planos de emissão para o primeiro semestre de 2023 no final do ano.