A Comissão Europeia aprovou, hoje, 30 de outubro, o Pacote de Alargamento para 2024, que foi apresentado por Josep Borrell, Vice-Presidente da Comissão Europeia e Alto Representante, que em conferência de imprensa referiu que “nos últimos cinco anos, as negociações de adesão voltaram ao topo da agenda da Comissão”, e lembrou: “Em 2019, havia 5 países candidatos. Hoje, existem 9 candidatos e 1 potencial candidato. São 10 [países], duas vezes mais. Mostra que a União Europeia funciona como um íman, atraindo pessoas e atraindo vizinhos, atraindo pessoas e atraindo Estados.”
Uma estratégia na atração é como descreve Josep Borrell através de uma “integração gradual” em que “os cidadãos dos países do alargamento já obtêm benefícios tangíveis”. Um dos exemplos é “o acesso ao Erasmus+ e a outros programas culturais e de investigação”.
No alargamento da União Europeia possui objetivos concretos descreve o Vice-presidente da Comissão Europeia que referiu: “Procuramos agora também laços mais fortes na política externa e de segurança”, pois “a nossa União não só deve crescer, mas tem de ficar mais forte”, e reforçou: “Queremos incorporar os nossos vizinhos e queremos ser, todos juntos, mais fortes.”
Mas Josep Borrell lembrou que para fazer parte da União Europeia existem regras e descreve que “não se pode simplesmente manter laços com a Rússia, ou tentar fazer negócios como habitualmente e esperar que o seu país faça parte da União Europeia. É uma coisa ou outra.”
Na avaliação para uma entrada na União Europeia Josep Borrel relevou: “Ao longo dos anos, temos constatado que o alinhamento com a nossa Política Externa e de Segurança Comum é o indício mais significativo de que os candidatos partilham os nossos valores e a nossa orientação geopolítica”.
Da avaliação feita revela que “alguns dos nossos parceiros estão plenamente alinhados com a nossa Política Externa e de Segurança Comum. Posso referir a Macedónia do Norte, a Albânia, o Montenegro, a Bósnia e Herzegovina e o Kosovo”, e “a Ucrânia e a Moldávia melhoraram significativamente o seu alinhamento.”