A Comissão Europeia (CE), ao abrigo do Regulamento das Concentrações da União Europeia, aprovou a aquisição de determinados ativos e passivos do Banif pelo Banco Santander Totta, do Grupo Santander espanhol.
A aprovação teve em conta que “tanto o Banif como o Banco Santander Totta estão ativos no setor de serviços bancários aos particulares e às empresas e dos serviços de pagamento com cartão em Portugal”, tendo o “Banif uma forte presença na Madeira e nos Açores”.
A Comissão concluiu que a operação proposta não suscitaria preocupações em matéria de concorrência, dado que as sobreposições entre as atividades do Banif e do Banco Santander Totta são limitadas a nível nacional”, refere a CE em comunicado.
A comissão considera que “para a Madeira e os Açores não surgem preocupações, uma vez que o Banif e o Banco Santander Totta não são concorrentes próximos e que a maioria dos bancos portugueses estão igualmente presentes na Madeira e nos Açores e têm uma política uniforme de preços para todo o país”.