A Comissão Europeia aprovou hoje um investimento de 83 milhões de euros do Fundo de Coesão para melhorar a rede de Metro em Lisboa. O projeto irá melhorar as ligações, eficiência e segurança das linhas de metro, e vai ligar a linha Amarela, que serve a zona com a maior densidade de empregos, com a linha Verde, tornando-a circular.
Depois de concluídas as obras de ligação das duas linhas, a rede de Metro verá reduzidos os atuais estrangulamentos e melhorará os tempos de viagem na área metropolitana de Lisboa.
O projeto a ser financiado pela Comissão Europeia irá também assegurar uma melhor ligação entre o centro urbano da cidade e a periferia, especialmente para as pessoas que se deslocam a partir dos concelhos de Oeiras, Cascais, Almada, Seixal e Montijo até ao Cais do Sodré.
Além disso, a utilização dos transportes públicos deverá aumentar significativamente após a conclusão do projeto, prevista para 2024. O transporte automóvel deve diminuir em cerca de 25 milhões de passageiros-quilómetro. Uma redução de consumo de energia e de emissões de CO2 em cerca de 5 000 toneladas por ano.
Mas as novas ligações vão também contribuir para a criação de emprego na região, uma vez que tornarão Lisboa mais atrativa para as empresas e para os investimentos.