Comissão Europeia apoia África com mais de 175 mil doses de vacina mpox

Comissão Europeia apoia África com mais de 175 mil doses de vacina mpox
Comissão Europeia apoia África com mais de 175 mil doses de vacina mpox. Foto: Bavarian Nordic

A Comissão Europeia relatou que a Autoridade de Preparação e Resposta a Emergências Sanitárias (HERA, sigla em inglês) vai adquirir e doar 175.420 doses da vacina MVA-BN, a única vacina mpox aprovada pela Food and Drug Administration (FDA), dos EUA, e pela Agência Europeia do Medicamento (EMA, sigla em inglês) para dar resposta imediata ao surto de mpox, em África. Além disso, a farmacêutica Bavarian Nordic também se disponibilizou para doar 40 mil doses à HERA.

As vacinas para a varíola dos macacos ou mpox irá ser distribuída pelo Centres for Disease Control and Prevention (CDC), de África, de acordo com as necessidades regionais, nomeadamente pelos países países afectados.

Entretanto, a HERA está a colaborar com o CDC África com o objetivo de alargar o acesso ao diagnóstico e sequenciação do vírus mpox na região, estando já prevista uma subvenção de 3,5 milhões de euros para o início do outono.

O CDC África declarou no dia 13 de agosto uma Emergência de Saúde Pública de Segurança Continental, para responder à crescente preocupação de saúde pública em toda a região, e apelou à comunidade internacional para apoiar os esforços na mobilização de 2 milhões de vacinas, e é ao apelo que a HERA está a dar resposta.

Stella Kyriakides, Comissária europeia responsável pela Saúde e Segurança Alimentar, afirmou: “Parcerias globais sólidas estão no cerne da nossa União Europeia da Saúde. As ameaças à segurança sanitária não conhecem fronteiras e hoje, graças à colaboração entre a Comissão Europeia, o Centro Africano de Controlo de Doenças e a Bavarian Nordic, estamos a disponibilizar 215 000 vacinas para proteger os mais vulneráveis nos países afetados pela epidemia da varíola em África. Preparar-se e responder às ameaças à saúde é um esforço global que estamos determinados a prosseguir coletivamente e em solidariedade além-fronteiras.

De lembrar que MVA-BN ou Modified Vaccinia Ankara-Bavarian Nordic é uma vacina não replicante contra a varíola e a única vacina mpox aprovada na União Europeia e no Reino Unido, sendo comercializada como IMVANEX. Nos EUA e na Suíça é comercializada como JYNNEOS e no Canadá é comercializado como IMVAMUNE. A MVA-BN foi aprovada para utilização na população adulta em geral, com 18 anos ou mais anos, em indivíduos considerados em risco de contrair a varíola.

Atualmente, apenas dois países africanos concederam Autorização de Utilização de Emergência para a vacina MVA-BN, mas a Organização Mundial da Saúde (OMS) solicitou na semana passada que a Bavarian Nordic apresentasse uma Manifestação de Interesse para a Lista de Utilização de Emergência (EUL) da vacina, o que poderá acelerar a sua acessibilidade aos países africanos.

A Comissão Europeia indica que a HERA tem trabalhado com a Bavarian Nordic desde o surto de mpox de 2022, inicialmente através de acordos de aquisição direta, seguindo-se a assinatura de um acordo de aquisição conjunta que permitiu aos Estados-Membros da UE e a outros países do Espaço Económico Europeu, bem como aos países dos Balcãs Ocidentais adquirirem a vacina mpox para uso nacional.