A Comissão Europeia relatou que a Autoridade de Preparação e Resposta a Emergências Sanitárias (HERA, sigla em inglês) vai adquirir e doar 175.420 doses da vacina MVA-BN, a única vacina mpox aprovada pela Food and Drug Administration (FDA), dos EUA, e pela Agência Europeia do Medicamento (EMA, sigla em inglês) para dar resposta imediata ao surto de mpox, em África. Além disso, a farmacêutica Bavarian Nordic também se disponibilizou para doar 40 mil doses à HERA.
As vacinas para a varíola dos macacos ou mpox irá ser distribuída pelo Centres for Disease Control and Prevention (CDC), de África, de acordo com as necessidades regionais, nomeadamente pelos países países afectados.
Entretanto, a HERA está a colaborar com o CDC África com o objetivo de alargar o acesso ao diagnóstico e sequenciação do vírus mpox na região, estando já prevista uma subvenção de 3,5 milhões de euros para o início do outono.
O CDC África declarou no dia 13 de agosto uma Emergência de Saúde Pública de Segurança Continental, para responder à crescente preocupação de saúde pública em toda a região, e apelou à comunidade internacional para apoiar os esforços na mobilização de 2 milhões de vacinas, e é ao apelo que a HERA está a dar resposta.
Stella Kyriakides, Comissária europeia responsável pela Saúde e Segurança Alimentar, afirmou: “Parcerias globais sólidas estão no cerne da nossa União Europeia da Saúde. As ameaças à segurança sanitária não conhecem fronteiras e hoje, graças à colaboração entre a Comissão Europeia, o Centro Africano de Controlo de Doenças e a Bavarian Nordic, estamos a disponibilizar 215 000 vacinas para proteger os mais vulneráveis nos países afetados pela epidemia da varíola em África. Preparar-se e responder às ameaças à saúde é um esforço global que estamos determinados a prosseguir coletivamente e em solidariedade além-fronteiras.”
De lembrar que MVA-BN ou Modified Vaccinia Ankara-Bavarian Nordic é uma vacina não replicante contra a varíola e a única vacina mpox aprovada na União Europeia e no Reino Unido, sendo comercializada como IMVANEX. Nos EUA e na Suíça é comercializada como JYNNEOS e no Canadá é comercializado como IMVAMUNE. A MVA-BN foi aprovada para utilização na população adulta em geral, com 18 anos ou mais anos, em indivíduos considerados em risco de contrair a varíola.
Atualmente, apenas dois países africanos concederam Autorização de Utilização de Emergência para a vacina MVA-BN, mas a Organização Mundial da Saúde (OMS) solicitou na semana passada que a Bavarian Nordic apresentasse uma Manifestação de Interesse para a Lista de Utilização de Emergência (EUL) da vacina, o que poderá acelerar a sua acessibilidade aos países africanos.
A Comissão Europeia indica que a HERA tem trabalhado com a Bavarian Nordic desde o surto de mpox de 2022, inicialmente através de acordos de aquisição direta, seguindo-se a assinatura de um acordo de aquisição conjunta que permitiu aos Estados-Membros da UE e a outros países do Espaço Económico Europeu, bem como aos países dos Balcãs Ocidentais adquirirem a vacina mpox para uso nacional.