Comissão Europeia analisa pedido por Portugal de 2,9 mil milhões de euros do PRR

Comissão Europeia analisa pedido por Portugal de 2,9 mil milhões de euros do PRR
Comissão Europeia analisa pedido por Portugal de 2,9 mil milhões de euros do PRR. Foto: Rosa Pinto

A Comissão Europeia confirma que recebeu de Portugal o quinto pedido de pagamento no montante de 2,9 mil milhões de euros (líquidos de pré-financiamento), sendo 1,65 mil milhões de euros em subvenções e 1,25 mil milhões de euros em empréstimos, ao abrigo do Mecanismo de Recuperação e Resiliência.

O pedido de pagamento diz respeito a 27 marcos e 15 metas do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e inclui reformas em domínios como a gestão de resíduos, a pobreza energética e a eficiência energética, o hidrogénio renovável e o biometano, o desenvolvimento do mercado de capitais e a simplificação do sistema fiscal.

O valor pedido destina-se igualmente investimentos em domínios como o equipamento médico, a habitação, a mobilidade sustentável, o hidrogénio e os gases renováveis, a capitalização das empresas, a descarbonização dos transportes públicos, a digitalização das empresas, a modernização dos sistemas fiscal e aduaneiro, e a prevenção de incêndios.

A Comissão Europeia indica que irá examinar o pedido e, em seguida, transmitirá ao Comité Económico e Financeiro do Conselho Europeu a avaliação preliminar do cumprimento, por Portugal, dos marcos e metas pertinentes para o pagamento do pedido.

O plano global de recuperação e resiliência de Portugal é financiado em 22,2 mil milhões de euros, sendo 16,3 mil milhões de euros em subvenções e 5,9 mil milhões de euros em empréstimos.

Até a esta data Portugal já recebeu, ao abrigo do Mecanismo de Recuperação e Resiliência, 7,77 mil milhões de euros, sendo 6,12 mil milhões de euros em subvenções e 1,65 mil milhões em empréstimos.