A Comissão Europeia lançou, ontem, um concurso para candidaturas a membros de um novo Grupo de Certificação de Segurança Cibernética, criado após a entrada em vigor da Lei de segurança cibernética, em 27 de junho.
O grupo de especialistas a recrutar vai ser responsável por aconselhar a Comissão Europeia e a Agência Europeia para a Segurança das Redes e da Informação (ENISA, sigla do inglês) em questões estratégicas relacionadas com a certificação da cibersegurança e ajudar a preparar o programa de trabalho sobre questões relacionadas com a cibersegurança ou segurança cibernética.
O concurso está aberto a instituições académicas, organizações de consumidores, órgãos de avaliação de conformidade, órgãos de definição de padrões, empresas, associações profissionais e outras organizações com membros com uma ampla gama de conhecimentos, especialização e experiência no campo da segurança cibernética.
O prazo para a apresentação de candidaturas é até 17 de setembro de 2019. Informações e formulário de candidatura estão disponíveis online. O Cyber Security Act fornece à Europa uma estrutura para certificar a segurança cibernética de produtos, processos e serviços que aprimora a segurança cibernética de serviços online e dispositivos de consumo.
Reforça igualmente o mandato da Agência da União Europeia para a segurança cibernética, reforçando as suas responsabilidades e recursos para melhor assistir os Estados-Membros no tratamento de ameaças e ciberataques.