Coma, beba, seja feliz e monitorize a ingestão de açúcar

Moderação e escolhas conscientes podem garantir que a diversão nas festas seja equilibrada com um nível saudável de açúcar no sangue. Os conselhos de especialista em diabetes.

Coma, beba, seja feliz e monitorize a ingestão de açúcar
Coma, beba, seja feliz e monitorize a ingestão de açúcar. Foto_ Rosa Pinto

As festas trazem alegria, mas também são desafios potenciais para pessoas com diabetes. Como diferencial do resto do ano, as festas significam mais comida, especialmente as carregadas de açúcar.

Lorena Alarcón-Casas Wright, endocrinóloga de Medicina da Universidade de Washington, descreve alguns conselhos práticos para enfrentar a temporada festiva enquanto se mantém o baixo controlo dos níveis de açúcar no sangue.

“Quanto mais ativos forem, mais saudáveis, será e melhor será o nosso nível de açúcar no sangue”, afirmou. “Pense com moderação, observe as porções, tenha em conta… realmente precisa comer isso?” Wright anima as pessoas com diabetes a controlar o nível de açúcar e sangue antes dos eventos festivos e mantê-los ativos. Essas pequenas considerações, afirma, podem permitir que pessoas com diabetes desfrutem da temporada com os amigos e familiares.