A Unidade de saúde CNS-Campus Neurológico, especializada no tratamento e reabilitação de doenças neurológicas, nomeadamente as doenças de Parkinson e Alzheimer, e os acidentes vasculares cerebrais, esclerose múltipla, dores de cabeça, entre outras, anuncia a ampliação das consultas pediátricas, e o reforço do compromisso com a saúde e bem-estar das crianças e jovens.
A nova oferta na área da pediatria inclui serviços especializados no acompanhamento do crescimento e desenvolvimento infantil, bem como no diagnóstico e tratamento de diversas condições de saúde que afetam os mais novos.
A Consulta de Neuropediatria, disponível nas unidades do CNS, em Torres Vedras, Lisboa e Braga, assume um papel essencial, ao especializar-se no diagnóstico e tratamento de doenças neurológicas em crianças e jovens.
A neuropediatra Rita Lopes da Silva indicou que “20% das crianças em idade escolar sofre de algum problema neurológico. Entre as condições mais comuns estão as perturbações do neurodesenvolvimento, como dificuldades de aprendizagem, frequentemente associadas a perturbações de hiperatividade e défice de atenção (presentes em 5 a 10% das crianças e comuns em todas as salas de aula), dislexia e discalculia”.
Trata-se de condições que podem comprometer o desenvolvimento e o desempenho escolar das crianças, pelo que torna-se essencial um diagnóstico precoce e uma abordagem personalizada. Na consulta, os especialistas avaliam casos de perturbações do espectro do autismo, epilepsia, cefaleias, paralisia cerebral, perturbações do sono e outras alterações do neurodesenvolvimento, e estabelecem orientações para suporte abrangente e orientações específicas para cada caso.
O CNS também disponibiliza consultas de Psicologia Clínica, disponíveis em Torres Vedras e Lisboa, para tratar questões emocionais e comportamentais, como dificuldades de interação, problemas de sono e orientação escolar, bem como com consultas de Pedopsiquiatria, para prevenção, diagnóstico e tratamento de problemas de saúde mental infantil.
Encontra-se também disponível Consulta de Avaliação de Terapia da Fala, que abrange alterações da fala, linguagem e deglutição, e Consulta de Avaliação de Fisioterapia Pediátrica, orientada para alterações músculo-esqueléticas e respiratórias, ambas com opções presenciais e domiciliárias.
Com esta nova oferta de cuidados médicos, o CNS indicou que reafirma a sua missão de proporcionar um atendimento de excelência, ajustado às necessidades específicas de crianças e jovens, garantindo um acompanhamento integral, especializado e humano.